Arranca a 11 de Outubro a segunda fase do ciclo de conferências “Às Terças na Sacristia do Mosteiro de Alcobaça”. Até meados de Dezembro, são sete os encontros que colocam em cima da mesa os trabalhos de investigação desenvolvidos no monumento cistercience pelos técnicos do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico que ali trabalham.
Na próxima terça-feira, 11 de Outubro, Cecília Gil fala sobre “Conservação preventiva: princípios básicos”, seguindo-se no dia 18 “As técnicas de Construção na Época Medieval, por Carina Santos e Elizabete Jorge.
No dia 25 é a vez de Isabel Costeira falar sobre “Santa Maria de Alcobaça e a Dedicação Mariana de Portugal” e duas semanas depois, no dia 8 de Novembro, Ana Margarida Martinho aborda “Manuel Vieira Natividade através do seu Acervo Documental”.
“O Processo de Inscrição no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça na lista do Património da Humanidade”, por Filomena Leonardo, é a proposta para 22 de Novembro. A 6 de Dezembro, Cecília Gil debruça-se sobre “Cister na Europa: A Carta Europeia das Abadias Cisterciences” e, por fim, Andreia Charneca fala sobre “Alcobaça e Inês de Castro: História e Turismo”, no dia 13 de Dezembro.
Marcadas para as 15h00, as conferências têm entrada livre, mas os interessados devem inscrever-se previamente através do tel. 262505120.
Iniciado no passado mês de Maio, o ciclo de conferências tem abrangido as áreas de História, Arte, Arquitectura, Conservação e Gestão de Colecções. Os temas escolhidos abordam, não só o Mosteiro de Alcobaça, mas também todo o património, edificado ou móvel, que lhe está associado.






























