Concurso vai premiar melhor curta metragem sobre esclerose múltipla

0
515

Estão abertas as candidaturas ao 2º prémio para as melhores curtas-metragens sobre o tema “Mudar o rumo da Esclerose Múltipla”. Podem concorrer profissionais ou amadores entre os 18 e os 35 anos que realizem uma curta-metragem sobre o tema “Mudar o rumo da Esclerose Múltipla”. Deste concurso fazem parte prémios em duas categorias: “escolha do júri”, para estudantes de cinema e audiovisual e “escolha do público”. Este último resultará da votação do público e pode ser feita através do site www.premioemcurtas.pt, onde também se encontra toda a informação sobre este prémio, como o regulamento.
As candidaturas podem ser feitas  até ao dia 27 de Abril de 2015 no site do ICA, em: www.icaip.pt/
Os vencedores, que serão conhecidos por altura do Dia Mundial da Esclerose Múltipla, que se assinala a 27 de Maio, serão distinguidos nas categorias Escolha do Júri e Escolha do Público com prémios de 2.000 e 1.500 euros, respectivamente.
Esta doença afecta cerca de 5.000 portugueses. Em todo o mundo são mais de 2,3 milhões de pessoas com esta doença inflamatória crónica do sistema nervoso central que se manifesta em jovens adultos, entre os 20 e os 40 anos e que interfere com a capacidade do doente em controlar funções como a visão, a locomoção e o equilíbrio. As mulheres têm duas vezes mais probabilidades de desenvolver esta doença do que os homens.
Este concurso é promovido pela Novartis em parceria com o Instituto do Cinema e do Audiovisual e, tal como na primeira edição, a iniciativa é feita em parceria com um conjunto de escolas da área do cinema e audiovisual.

- publicidade -