Como fazer uma máquina fotográfica a partir de uma lata

0
829
notícias das Caldas
Os “pinholeiros” produzem as suas fotografias através da reutilização de caixas ou construção de câmaras artesanais

Uma instalação, exposição fotográfica, mostra de câmaras e uma oficina dirigida a crianças e jovens são as actividades inserida no “ÓBIDOSpinholando”, uma iniciativa de fotografia estenopeica, que terá lugar no Centro de Design de Interiores, em Óbidos, entre 15 de Abril e 8 de Maio.
A 24 de Abril (Dia Mundial da Fotografia Estenopeica) estarão presentes diversos autores deste género fotográfico, como é o caso de Pedro Horta, Gregg Kemp, António Granero, Marie-Noëlle Leroy, Rui Cambraia, Tom Miller, Pedro Gil, Massimo Stefanutti, Paolo Aldi e António Campos Leal, para ali realizarem a sua jornada mundial.

A fotografia estenopeica consiste na fotografia realizada sem acesso a lentes, uma ausência que caracteriza esteticamente o resultado final obtido.
Os “pinholeiros” (fotógrafos que se dedicam a este género) produzem as suas fotografias através da reutilização de variadas caixas ou construção de câmaras artesanais.
No “ÓBIDOSpinholando” serão desenvolvidas oficinas de fotografia estenopeica dirigidas a jovens dos dez aos 15 anos, a realizar nos dias 16 de Abril e 6 de Maio, no Centro de Design de Interiores.
Os jovens poderão ver, assim, simples latas (desde embalagens de biscoitos às latinha de chá) transformadas numa máquina fotográfica. Irão ainda aprender o que é a fotografia e a fotografia estenopeica, assim como criar o laboratório mínimo para a prática deste género fotográfico.
Encontram-se também abertas as candidaturas para apresentação de propostas de trabalhos sobre fotografia estenopeica, a serem seleccionadas por um júri. Desta selecção será realizada uma exposição.

- publicidade -

 

- publicidade -