“Dissertações Sobre…” é como se designa a quinta peça da colecção Autor/Gazeta das Caldas e que é da autoria de Ana Sobral. A ceramista criou uma série de personagens femininas e nesta semana apresenta-nos “A Fadista” que tem literalmente guitarras na cabeça.
A formação desta autora, que vive e trabalha na Foz do Arelho passou pelo Cencal e pela ESAD e desde 1898 que se dedica também à formação profissional. Esta artista, natural de Moçambique, já teve peças seleccionadas para várias edições da Bienal de Aveiro e também já participou em várias iniciativas internacionais ligadas à cerâmica em Espanha. A última foi organizada pela Escola Superior de Cerâmica de Manises e teve a coordenação do ceramista Xohan Viqueira.
A peça da colecção da Gazeta das Caldas mede 25 cm por 17,5 cm feita em grés, é decorada com engobes e alguns vidrados. Está colocada sobre uma placa de madeira e permite ser emoldurada ou segura apenas num suporte, conforme for o desejo de quem a adquirir.
Além da peça da colecção Ana Sobral apresenta esta semana a sua escultura cerâmica “Brinco para não pensar”. Trata-se de uma obra em grés, de maiores dimensões, também decorada com engobes e que pode ser adquirida através da Gazeta das Caldas.
As personagens Femininas de “Dissertações Sobre…” a quinta proposta da colecção Autor/Gazeta das Caldas, é numerada pela autora e está à venda por 25,50 euros para os assinantes da Gazeta das Caldas e 30 euros para não assinantes. Aceitam-se inscrições para a sua aquisição pelo email: gazeta@gazetadascaldas.pt
N.N.





























