“As 100 impressões” propostas por Bolota
A caldense Isabel Claro, mais conhecida como Bolota, integra o grupo que desenvolveu obras atualmente sobre a temática do centenário deste semanário.
“Foi uma honra poder fazer uma peça para esta comemoração”, disse a artista até porque a Gazeta das Caldas “faz parte da minha vida desde sempre onde havia sempre algo de interessante para ler”.
Na sua opinião, o jornal tem vindo a acompanhar o percurso dos autores e, como tal, encarou o convite como um desafio que homenageia o percurso do semanário e que também tem a assinatura da autora. A obra é um painel onde os pedaços cerâmicos representam as notícias. Os painéis de Bolota, “assim como a Gazeta das Caldas também não tem páginas iguais ”, também os pedaços de cerâmica, que representam notícias são todos diferentes, por serem criados de forma artesanal. Assim a série de dez painéis, diferentes entre si são feitos em grés.
“É todo esculpido à mão, pois vou cortando, laminando, fazendo as dobras e depois colando os vários pedaços”, contou a autora acrescentando que depois da peça ser cozida, aplica-lhes os vidrados e dá-lhe o seu próprio traço.
O trabalho no atelier Bolota dá resposta às encomendas de algumas lojas situadas em Óbidos, Lisboa, Sintra e Lagos. Como são lojas “bem escolhidas”, acabam “por trazer novos clientes ao espaço de trabalho nas Caldas”. O artesanato cerâmico é sempre feito “com muito cuidado e em pequenas séries”. Mesmo com a utilização de alguns moldes as peças “são sempre terminadas à mão”. Bolota tem feito vários trabalhos para habitações, como painéis e lavatórios em grés, muitos para residentes estrangeiros. Bolota reconhece que se inspira na olaria e no uso dos escorridos, típicos da cerâmica caldense, está também a trabalhar na renovação e reinvenção de obras que unem metais com cerâmica. A peça “100 Impressões”custa 100 euros e pode ser adquirida on-line ou no jornal.































