Coleção que celebra o Centenário

0
469

O Ardina que foi proposto por Mantraste

Bruno Santos – o ilustrador caldense Mantraste – é um dos autores da coleção do centenário. A sua proposta gráfica retrata um ardina, um jovem que antigamente vendia jornais e apregoava as notícias do dia.

“É um prazer e um orgulho ter sido convidado a fazer do grupo do centenário pois ninguém se deve esquecer da Gazeta das Caldas!”, disse o ilustrador que é também docente da ESAD.CR. A primeira ideia que teve foi a de retratar Zé Povinho a ler este semanário que já dedicou dois suplementos a esta icónica personagem, desenhada por Bordalo Pinheiro.

- publicidade -

Mantraste, que chegou a trabalhar na Gazeta das Caldas preferiu dedicar-se ao manifesto que foi publicado na primeira edição deste jornal, em outubro de 1925, sobre o que é a função de um jornal que sempre se pautou pela defesa dos interesses e do desenvolvimento desta região. “E que de repente, a cada dia que passa, parece que faz mais sentido”, disse o autor que considera que o país “está a ruir ideologicamente”. De tal maneira que acha que faz sentido que este seu ardina imaginário continue a divulgar tais valores pois “a sua importância ainda se mantém na atualidade”. Trata-se de uma serigrafia – de 70 cm por 50 cm – que foi impressa a quatro cores.

O autor ensina na ESAD.CR e na Lusófona aulas de Ilustração, Editorial e também ligado ao Craft. Em Pombal esteve patente uma exposição que Mantraste desenvolveu com alunos sobre os direitos dos leitores, para o evento Caminhos da Leitura. Seguiu-se a execução de um mural em Ferreira do Zêzere, além de participações em festivais literários.

Entre 7 e 11 de julho, os jovens e crianças (6 aos 12 anos), podem passar uma semana de férias com o ilustrador caldense Mantraste, no Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa, para pensar e reinterpretar a personagem Zé Povinho.  Nesta “residência artística”, a ideia é criar, em conjunto, um livro.

A serigrafia de Mantraste foi feita numa série de 10 ,custa 100 euros, pode ser adquirida on-line ou na sede da Gazeta. ■

- publicidade -