O guitarrista John Pizzarelli atua hoje em Alcobaça e homenageia Nat King Cole

O guitarrista John Pizzarelli regressa a Portugal para apresentar For Centennial Reasons, o terceiro tributo ao lendário músico Nat King Cole. O concerto decorre a partir das 21h30 desta quinta-feira, na Cerca do Mosteiro de Alcobaça, sendo uma oportunidade de ouvir uma seleção de temas clássicos do ícone do pop/jazz, agora recriados pelos acordes de John Pizzarelli. Esta é mais a aposta do festival Cistermúsica, que se encontra a celebrar o seu 30º aniversário nas sonoridades do jazz norte-americano.
No dia seguinte, 22 de julho, às 21h30, também na Cerca do Mosteiro, será a vez de atuar a Orquestra Filarmónica Portuguesa, dirigida por Osvaldo Ferreira e com Vasco Dantas Rocha ao piano. A atuação inclui temas de compositores como Rachmaninoff e Berlioz e acontece em parceria com o 13º Festival das Artes Quebra Jazz.
No sábado, 23 de julho, o Claustro da Hospedaria, também no Mosteiro, pelas 21h30, vai acolher o Grupo de Instrumentistas de Sopro da Banda de Alcobaça (GISBA)o novo projeto artístico da Banda de Alcobaça. Este agrupamento foi fundado pelo maestro Vítor Santos na década de 1990 e reunia, então, alguns dos melhores músicos da Banda de Alcobaça.
O grupo foi agora revitalizado e surge como uma plataforma musical que promove várias formações dedicadas à música de câmara. O GISBA será dirigido por Rui Carreira, interpretará temas de David Maslanka e de António Victorino d’Almeida.
A 23 de julho, às 22h00, em S. Pedro de Moel, no parque do Vale do Ribeiro, atuará o Quinteto Pedro & Mel, numa parceria do festival com o Município da Marinha Grande.
No dia seguinte, às 18h00, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel decorrerá um recital com a harpista espanhola Angélica Salvi. A artista, radicada no Porto desde 2011, conduz o público numa viagem dedica à improvisação, à música contemporânea e eletroacústica, na busca de novos timbres e sonoridades. A entrada para este recital é livre.
Também a 24 de julho, às 21h30, no Mosteiro, a Orquestra Metropolitana de Lisboa interpretará temas de António Victorino d Almeida, de Beethoven e de Prokofiev. A direção é de Pedro Neves e João Xavier estará ao piano. Mais informações sobre a programação em www.cistermusica.com. ■

- publicidade -