
Estão de regresso os concertos do Cistermúsica Fronteiras com propostas que cruzam a música com outras artes
O ciclo Cistermúsica Fronteiras regressa a Alcobaça entre os meses de outubro a dezembro com propostas em que a música, com especial enfoque na criação contemporânea, se irá cruzar com a fotografia, a literatura, a poesia e a pintura. A programação reafirma a música como eixo central, em diálogo criativo com outras formas de expressão artística. O ciclo Cistermúsica Fronteir regressa a Alcobaça de outubro a dezembro com múltiplas propostas em que a música, com especial enfoque na criação contemporânea, se cruza com a fotografia, a literatura, a poesia e a pintura.
A programação reafirma a música como eixo central, em diálogo criativo com outras formas de expressão artística. espaços da cidade que acolhem estes espetáculos, desde o património histórico, no Mosteiro de Alcobaça, passando por vários equipamentos culturais como o Museu do Vinho, o Armazém das Artes e o mais recente Panorama – Multiusos de Alcobaça.
A abrir a programação, a Banda Sinfónica Portuguesa e o Quarteto Contratempus apresentama criação Delícia de Morangos com Chantilly, a 11 de outubro, a partir das 18h00, no Cine-teatro de Alcobaça – João D’Oliva Monteiro, uma cantata cénica multimédia que resulta de um libreto colaborativo entre homem (Edward Ayres d’Abreu) e tecnologia (em parte escrito pelo ChatGPT). A obra, para cinco solistas e orquestra de sopros, conta com música de Pedro Lima, jovem compositor premiado que se tem afirmado como voz ativa da música contemporânea. O espetáculo “Reflexos de Macondo” será uma expo-concerto de María José de Bustos e Óscar Perfer que terá lugar a 18 de outubro, às 18h00, no Museu do Vinho, na Adega dos Balseiros.
“Mythological Portraits” de Leida será apresentado a 26 de outubro, pelas 18h00, no Refeitório do Mosteiro de Alcobaça. Do programa fazem ainda parte atuações da Orquestra de Jazz do Hot Club de Portugal, Mário Laginha (que tocará Carlos Paredes). O festival irá encerrará a 7 de dezembro, pelas 18h00, no Cine-teatro de Alcobaça – João D’Oliva Monteiro com o espetáculo “Sinfonia Amadeo” pela Banda Sinfónica de Alcobaça que será dirigida por Luís Carvalho.






























