Cineasta premiado em Cannes rodou curta-metragem na região com alunos da ESAD

0
612
realizador de cinema João Salaviza

O realizador de cinema João Salaviza, vencedor da Palma de Ouro em 2009 no festival de Cannes, rodou na zona da Lagoa de Óbidos uma curta metragem com alunos da ESAD. A estreia do filme está prevista para o início do ano lectivo. Salaviza contou à Gazeta das Caldas que decidiu filmar em zona próxima da escola “por um imperativo de produção” e também por ter encontrado “cenários naturais que nos interessaram do ponto de vista estético, mas também por nos permitirem filmar com tranquilidade”.
Este realizador lecciona a cadeira de Linguagem Cinematográfica no Mestrado de Teatro e deverá manter esta ligação à escola de artes caldense no próximo ano lectivo.

Esta curta-metragem é, segundo o seu autor, “uma espécie de esboço de um filme, onde os alunos puderam perceber como se organiza a rodagem de um filme do ponto de vista técnico e, ao mesmo tempo, terem a possibilidade de trabalhar como actores para cinema, um trabalho com outro tipo de exigências e de condicionantes que o Teatro normalmente não tem”.
Para o próprio realizador foi “muito empolgante poder trabalhar com actores com uma experiência diferente e partilhar com eles as minhas próprias dificuldades”.
As filmagens decorreram num processo “muito aberto e honesto de parte a parte”. João Salaviza espera que os alunos do mestrado de Teatro “tenham aprendido tanto como eu”, disse.
Teresa Fradique, uma das responsáveis pelo mestrado de Teatro da ESAD,  considera que o realizador “criou condições  para os alunos do 1º ano do mestrado participarem no processo de construção da linguagem  cinematográfica e experimentarem dimensões práticas do trabalho de actor  em cinema”. Da equipa de filmagens ainda fez parte Sérgio Brás d’Almeida,  encarregue da Direcção de Fotografia. Segundo a docente, o filme será apresentado publicamente no início do próximo ano lectivo.

Quem é João Salaviza?

- publicidade -

João Salaviza, 25 anos,  venceu o Grande Prémio da competição de curtas-metragens em Cannes em 2009, em Maio passado, com a sua curta-metragem “Arena”, a única película portuguesa presente na 62º edição daquele importante festival. Esta foi a primeira vez que um filme português conseguiu chegar tão longe.
“Arena” conta a história de Mauro, um jovem em prisão domiciliária, que vai ter que lidar com um grupo de miúdos marginais. Este filme já tinha sido distinguido no IndieLisboa. Salaviza é ainda o realizador dos tempos de antena do Bloco de Esquerda.

- publicidade -