Cine-caravana dos CTT trouxe cinema às Caldas

0
710

Cerca de 200 pessoas assistiram ao filme “Os Gatos Não Têm Vertigens”, de António Pedro Vasconcelos no Largo da Universidade

Na noite de 26 de agosto a Cine-caravana dos CTT passou pelas Caldas da Rainha e parou no Largo da Universidade para apresentar “Os Gatos Não Têm Vertigens”, o filme do realizador António-Pedro Vasconcelos, que esteve presente na projeção do mesmo. O cinema ao ar livre, que foi montado em cerca de uma hora e meia, tinha uma capacidade para 200 pessoas e estava praticamente lotado.
A caravana, com decoração alusiva, chegou ao final da tarde, acompanhada por duas carrinhas de apoio, com cadeiras e materiais promocionais. A tela insuflável, com cinco metros de largura, é colocada e são montadas quatro colunas de som. Apenas três pessoas asseguram a montagem. Já à noite, as cadeiras vão sendo preenchidas até ao início do filme. Antes, há os discursos das entidades.

“Talvez no próximo ano tenha oportunidade de vir às Caldas apresentar o novo filme que estou a desenvolver”

António-Pedro Vasconcelos

“A pandemia chamou a atenção para a necessidade de levar cultura às pessoas”

Julita Santos

António Pedro Vasconcelos contou que o filme, apesar de ficcional, se inspirou numa história real de uma amiga e que pretendia alertar para duas gerações que, por vezes, são deixadas sós: os jovens e os idosos.
O projeto da cine-caravana foi desenvolvido pela Pixeladepto em parceria com a Goodstaff e com o apoio dos CTT. Julita Santos, da organização, explicou que a ideia de um cinema itinerante já era antiga, mas a pandemia veio chamar mais a atenção para esta necessidade de levar a cultura às pessoas, porque estavam mais isoladas.
O projeto, que conta com o apoio do Ministério da Cultura e do Instituto do Cinema, dura dois meses, passa por 27 localidades dos 18 distritos, sempre ao ar livre, em praças e jardins e sempre com filmes diferentes, de realizadores diferente. “O cinema português tem tido praças cheias e já mais de 3000 pessoas assistiram aos filmes da cine-caravana”, assevera a organização. Nas Caldas o evento foi integrado nas comemorações da elevação a cidade.
No final do filme, os espetadores brindaram o realizador com uma grande ovação. “Pode ser que para o ano tenha a oportunidade de vir às Caldas apresentar o novo filme que estou a desenvolver”, respondeu António Pedro Vasconcelos.
Sérgio Rito, que vive nas Caldas, veio na companhia de uma amiga. “Já conhecia o filme, mas ainda não tinha visto e estava na lista”, disse. “Foi muito interessante e achei uma boa iniciativa que pode repetir-se mais vezes”. Já Vítor Gancho, que chegou com a esposa, elogiou o realismo do filme e a performance dos atores. “Precisamos de iniciativas destas, é preferível ver um filme aqui do que numa sala de cinema”, resumiu. ■

- publicidade -