
“A Química através de tudo” designou a conferência de ciência, proferida por Jorge Calado, a 23 de Novembro, no CCC. A iniciativa, inicialmente prevista para o espaço do Café-Concerto e em formato de Café de Ciência, teve que ser transferida para o pequeno auditório, tal foi a afluência de público.
Ao todo cerca de 150 pessoas assistiram a conferência deste cientista que apresentou uma viagem no tempo e interligou ciência, história e artes, desde os gregos até à actualidade.
No final houve a habitual sessão de autógrafos do livro de Jorge Calado, “Haja luz! Uma história da química através de tudo”, que esteve à venda no CCC e que esgotou em pouco tempo.
A iniciativa foi organizada pelo Clube de Ciência da Escola Secundária Raul Proença, em colaboração com a Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e com o apoio do CCC, da Câmara das Caldas e do Centro de Formação de Professores Centro-Oeste. Esta sessão, inserida na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, proporcionou o encerramento com chave de ouro das comemorações de 2011-Ano Internacional da Química, nas Caldas da Rainha.
Professores da Raul Proença contaram como é o CERN
O Museu de Cerâmica recebeu no serão de 25 de Novembro a palestra “No CERNe da Ciência”, que foi coordenada pelos professores Carlos Pires e Cristina Franqueira, da Escola Secundária Raul Proença.
A sala foi pequena para todos os que quiseram assistir à viagem virtual ao maior laboratório do mundo – o CERN, situado em Genebra.
Os dois professores da escola secundária contaram a sua experiência de formação no famoso CERN, explicando, para um público muito heterogéneo, os segredos do infinitamente pequeno que poderão ajudar a compreender o infinitamente grande: o Universo, a sua origem e o seu futuro.
A sessão foi organizada pelo Clube de Ciência da Escola Secundária Raul Proença, em parceria com o Museu de Cerâmica e fez parte da programação oficial da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia que decorreu de 21 a 27 de Novembro.






























