Visionários é o nome de um projecto que propõe a escolha de cidadãos para um grupo de trabalho que vai discutir e ajudar a escolher a programação cultural da Câmara de Alcobaça. “De espectadores a programadores” é o slogan da iniciativa criada pelo projecto de cooperação cultural ArteemRede, em parceria com a autarquia.
Esta é uma tentativa de aproximar os cidadãos da cultura e levá-los a um outro lado que não conheciam: a escolha do que é mostrado.
O grupo será composto por artistas, programadores e cidadãos e os seus elementos terão acesso a uma plataforma onde poderão ver espectáculos nacionais e internacionais em formato audiovisual. Segue-se um debate entre os visionários, de onde sairá a escolha dos títulos a trazer a Alcobaça.
Em comunicado, Inês Silva, vereadora da cultura da Câmara de Alcobaça, referiu-se aos Visionários como “uma iniciativa original e inclusiva que dá à comunidade o poder e a responsabilidade de escolher quais os espectáculos da sua preferência, desconstruindo deste modo a relação unilateral entre os programadores e o público”.
Os interessados em inscrever-se nesta ideia, que foi inspirada no projecto italiano Visionari, de Luca Ricci, podem candidatar-se enviando nome, morada, telemóvel e e-mail para cine.teatro@cm-alcobaca.pt.






























