Hoje, quinta-feira, 15 de janeiro, às 18h00, recomeça o ciclo de ertúlias no Palco do CCC, uma iniciativa da associação Património Histórico.
A primeira iniciativa tem por tema Memória é conhecimento- A cidade vista e revista por historiadores e arquivistas.
Os convidados são António Camões Gouveia (NOVA FCSH/CHAM e UCP/CEHR), Maria de Lurdes Rosa (IHC-NOVA FCSH)e Paulo Batista (Arquivo Nacional Torre do Tombo).
As tertúlias PH visam o debate aberto de temas do tempo presente com a participação de observadores, estudiosos ou intervenientes qualificados.
Segundo nota sobre a iniciativa, as sessões têm uma periodicidade mensal e “pretendem recuperar o espaço público das antigas tertúlias, locais de encontro e de exercício da troca de saberes, da aprendizagem informal e em modo de proximidade pessoal”. Num tempo em que o conhecimento tem como veículo dominante os novos media, “valoriza-se o contacto direto, o tempo de parar para pensar, o gosto pelo confronto de ideias de viva voz”., acrescenta.
Nas próximas tertúlias que pretendem “pôr em questão a cidade atual”, trarão à discussão políticos, artistas, curadores e museólogos, arquivistas e bibliotecários, jornalistas, professores, empresários, historiadores, arquitectos: participantes do processo de criação da cidade e da sua imagem, produtores de vínculos urbanos, críticos dos seus percursos e portadores de alternativas. Será destacada a cidade das Caldas.