O artista Xohan Viqueira criou uma série de gravuras, associadas aos 95 anos da Gazeta, com figuras bordalianas e expressou o desejo que esta sua contribuição artística pudesse beneficiar uma entidade da linha da frente no combate ao novo coronavírus.
Para o efeito, a Gazeta escolheu o CHO como entidade beneficiária desta iniciativa e as gravuras já se encontram em exposição no Museu do Hospital e das Caldas.
Segundo Helder de Almeida, membro do conselho de administração do CHO, esta entidade “recebe de forma muito positiva todas as iniciativas solidárias, e agradece o empenho, disponibilidade e generosidade demonstrada pela sociedade civil em iniciativas desta natureza”. O responsável acrescentou que “assumem particular valor as iniciativas solidárias vindas da área da cultura, que merecem apreço por ser um setor de atividade que neste momento sofre particulares restrições na atividade”. O vogal da administração acrescentou que o CHO presta “um agradecimento muito especial ao Mestre Xohan Viqueira pelo gesto solidário e pela generosidade demonstrada”.
Benefícios fiscais
Cada exemplar das gravuras de Xohan Viqueira – 34 no total, pois há duas de cada desenho original – tem um valor base de 100 euros e os interessados podem oferecer um valor igual ou superior, em envelope fechado, devidamente identificado, sendo-lhes fornecido comprovativo da proposta de interesse.
A aquisição das obras, a favor do CHO, oferece benefícios fiscais ao abrigo da lei do mecenato
No dia 21 de dezembro, pelas 16h00, no espaço da exposição no Museu do Hospital e das Caldas será efetuado o leilão, abrindo-se os envelopes. Cada exemplar será vendido a quem oferecer o valor mais elevado. Como há dois exemplares de cada gravura, numerados, os exemplares serão vendidos às duas ofertas mais elevadas para cada gravura. A partir do dia 22 de dezembro, e efetuado o respetivo pagamento, os exemplares poderão ser levantados pelos proprietários no Museu do Hospital e das Caldas. O CHO entregará recibo do pagamento, que poderá ser apresentado pelos adquirentes para efeitos fiscais. O valor da venda reverterá para a aquisição de material para o CHO, do qual se dará conhecimento em breve.
O CHO tem sido alvo de várias campanhas solidárias por parte de entidades e da sociedade civil, fundamentais nesta época de pandemia.

































