No próximo dia 21 de Novembro, o grupo musical caldense Charanga vai voltar a realizar um concerto no CCC, 33 anos depois do seu disco de 33 rotações, “Aguarela”.
A efeméride assinala uma apresentação pública que teve lugar nas Caldas da Rainha, a 22 de Novembro de de 1982, em conjunto com os Trovante. Foi a único concerto que teve lugar nas salas de cinema Estúdio Um.
Do Charanga fazem parte Zé Carlos Faria, Francisco Carrilho, Tozé Xavier, Zé Carlos Flores, Manuel Alves Jorge, Carlos Silva e António João Freitas, entre os quais existe uma forte amizade cimentada desde crianças.
Segundo um documento divulgado pelo grupo, os seus elementos recordam-se da “vontade doida” em querer saber “como é bom poder tocar um instrumento” e dos muitos ensaios em sótãos e fundos de garagem.
Começaram a actuar nos “bailes da vida”, por praças e ruas, coretos, colectividades populares, auditórios e até em atrelados de tractor, recordaram. Havia na altura uma urgência de um canto que se queria livre, politica e socialmente interventivo, “muito para além do primarismo, unanimemente considerado inaceitável, dos refrões de dois acordes, em que patrão rimava com ladrão”.
Inicialmente interpretavam as palavras vivas de poetas como Alexandre O’Neill, António Gedeão, Eugénio de Andrade, Pablo Neruda e de Nicolás Guillen. Difundiram seu repertório em vários locais do país, em intensa digressão, tendo alcançado reconhecimento a nível nacional.
Momentos marcantes viriam a ser, depois, a actuação no último concerto de Zeca Afonso, a 5 de Fevereiro de 1983, no Pavilhão Gimnodesportivo da Mata, nas Caldas. Charanga foi também o grupo responsável pela primeira parte do concerto de Joan Baez no Pavilhão de Cascais em 1980. E nunca mais vão esquecer que a cantora no final, sorrindo, lhes disse: “Hi, guys, good musicians! Yeah…” (em tradução livre: Olá rapazes! Grandes músicos, sim senhor!)
O Charanga volta agora a reunir-se, “sem nostalgia mas sim com muito entusiasmo e com novos arranjos”, explicam na mesma nota em relação a este concerto que vai acontecer no CCC. Os músicos vão interpretar as cantigas do disco “Aguarela” e também algumas composições posteriores.
- publicidade -






























