Challenge, a banda que colocou as Caldas no mapa do hardcore nacional

0
935

BandaChallengeEm 2011, quando não existia nenhuma banda caldense de hardcore no activo, Edgar Barros e Miguel Teixeira decidiram formar os Challenge. Passado pouco tempo completavam o grupo, com a entrada de Pedro Fernandes para a guitarra e, mais tarde, de Ricardo Mendes para a bateria. Quatro anos depois, a banda lança o álbum “CRHC” (“Caldas da Rainha Hardcore”), um tributo à cidade onde os quatro jovens nasceram, que tem como imagem de capa a figura da Rainha Dona Leonor. Introduziram algumas alterações, umas tatuagens e piercings, ao estilo do hardcore. O último trabalho dos Challenge está já disponível em 135 países.

“B.I. da Banda”

Banda: Challenge

- publicidade -

 Membros: Edgar Barros (voz), Pedro Fernandes (guitarra), Ricardo Mendes (bateria) e Miguel Teixeira (baixo).

 Género musical: Hardcore.

 Discografia: CD “Demo 2012” (2012); CD “Promo 2012” (2012); CD “Overseas Connection” com Throughout (2013); CD “CRHC” (2015).

 Onde ouvir: challenge.bandcamp.com/

Assim que se juntaram, os Challenge começaram a compor os primeiros originais e a actuar ao vivo. Após alguns concertos nas Caldas da Rainha, o vocalista dos Challenge iniciou-se na organização deste tipo de eventos, convidando bandas nacionais e estrangeiras a virem tocar à cidade. Aos poucos, foi-se criando

“um público de miúdos novos e formaram-se mais duas bandas locais”, recorda Edgar Barros. Se até à data o hardcore parecia adormecido nas Caldas, voltava então a ganhar vida. “Sinto que fomos criando algo quando não havia nada”, revela o vocalista.

Hoje, passados quatros anos, os Challenge contam já com concertos de norte a sul do país, incluindo uma actuação na vizinha Espanha. O próximo passo, refere Edgar Barros,

“seria uma Tour Europeia, a realizar-se no final do ano”. Em palco, a banda toca cerca de 30 minutos, onde cabem 14 temas. “Durante os concertos tentamos esquecer os problemas e fazer com que o pessoal se divirta”, explica o vocalista à Gazeta das Caldas.

Com a experiência que têm ganho ao longo dos anos, os Challenge procuram, cada vez mais, criar momentos de interacção com o público. Além disso, a própria sonoridade do hardcore, energética e agressiva, convida ao calor humano durante o espectáculo.

Edgar Barros afirma que “é normal existirem moches ao longo dos concertos e há até pessoas que se aleijam”, não fosse o contacto físico característico destes momentos. Contudo, o vocalista dos Challenge revela igualmente que não é a favor “das pessoas que descarregam toda a sua frustração nos moches e magoam os outros de propósito”.

A mensagem da banda caldense é essencialmente positiva, apesar de muitas vertentes do hardcore transmitirem o oposto. Os temas explorados pelos Challenge reflectem problemas sociais bastantes actuais: o racismo, a homofobia, a descriminação social e as touradas. Realidades a que os quatro jovens se opõem.

“São princípios nossos que tentamos passar através da música”, salienta Edgar Barros, que escreve as letras.

A opção de cantarem em inglês foi unânime entre os membros da banda pois acreditam que assim mais facilmente chegarão aos ouvidos de todo o mundo.

“Temos um álbum editado na Ásia e se não cantássemos em inglês a mensagem provavelmente não passaria para o público”, confessa o vocalista.

As 12 faixas do mais recente álbum, “CRHC” foram gravadas num só fim de semana e escolhidas a dedo pelos Challenge, que tentaram compilar os seus melhores temas desde 2011 e algumas músicas novas, nunca cantadas ao vivo. Neste CD há também espaço para convidados, “amigos”, nas palavras de Edgar Barros. O vocalista dos Nasty World, outra banda de hardcore caldense e o dos Steal Your Crown, grupo de Lisboa, cantam ao lado de Edgar em “CRHC”.

Em Setembro deste ano e pela primeira vez, os Challenge vão estar presentes na terceira edição do festival European Hardcore Pool Party, que decorre em Alcochete, e serão uma das quatro bandas portuguesas, numa maioria de artistas estrangeiros.

- publicidade -