A olaria vai estar em destaque este fim de semana em Leiria e há autores das Caldas que vão marcar presença
Jorge Lindinho, Miguel Neto, Liliana Sousa e Stela Ivanova, ceramistas das Caldas e de Alcobaça vão participar na 8.ª edição da Exposição Nacional de Olaria que se realiza entre os dias 5 e 7 de setembro, no Jardim Luís de Camões, em Leiria.
A edição deste ano contará com 32 ceramistas de 25 localidades e terá como tema “A cerâmica nacional vem a Leiria”.
A iniciativa, que possui curadoria do colecionador Alexandre Correia, contará com a participação especial de artistas de renome nacional, oriundos de várias regiões do país.
Contam alguns do Oeste e também da região da Bajouca, localidade que há possui destaque no panorama nacional da olaria. Uma das novidades desta edição e que vai contar com ceramistas das ilhas.
A Exposição Nacional de Olaria é organizada pela Associação O Barro na Mão do Oleiro, que é da Bajouca, conta com o apoio do Município de Leiria e da AptCVC- Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica. O evento abre na sexta-feira, às 18h00 altura em que decorrerá a apresentação do projeto da Olaria da Bajouca, enquanto integrante do projeto É de Leiria! Às 21h00, há concertos com as concertinas da SAMB.
Haverá também Oficinas de Olaria para pequenos e graúdos. Na tarde sábado às 15h00 atuam os Pauliteiros de Miranda e será inaugurada a exposição e lançado o livro fotográfico de Nuno André Ferreira sobre “A Arte do Barro Bajouca”. Segue-se uma demonstração de cozedura em forno de papel, no sábado, pelas 19h00 com o ceramista João Pinto da Costa que está também ligado às Caldas.Pelas 21h00 actuará a Orquestra de Santo Aleixo.
No domingo, às 15h30, vai cantar o grupo de Cante Alentejano “Os da Boina” que são de Estremoz. Às 17h00 está prevista a atuação do Trio Marabilha de Leiria e que usa peças de cerâmica como instrumentos musicais. As entradas para este evento – que vai contar com várias atividades de animação – são livres.































