
Durante os fins-de-semana de Dezembro é possível visitar o atelier de um ceramista e assistir às várias fases da criação de uma peça de cerâmica contemporânea. A partir das 14h00, aos sábados e domingos (dias 10, 11, 17 e 18 de Dezembro) pode-se visitar o atelier de Carlos Enxuto. Entre os dias 20 e 23 de Dezembro, as visitas podem ser efectuadas a partir das 10h00.
Carlos Enxuto nasceu nas Caldas da Rainha em 1963 e em 1988 iniciou o seu contacto com a cerâmica no Cencal. O autor fez um percurso próprio nas áreas da investigação e da experimentação, sobretudo em áreas ligadas à alta temperatura. Para tal tem como referência as cerâmicas chinesa, coreana e japonesa. O artista alia antigas técnicas de trabalhar o barro com uma interpretaçãoescultural contemporânea.
Com esta sua proposta, o ceramista dá a oportunidade aos visitantes de conhecer como nasce e se cria uma peça de autor e de conversar sobre os processos de criação. “Se a porta do atelier estiver fechada, toque à campainha e será sempre recebido”, diz Carlos Enxuto.
Esta é a primeira experiência deste ceramista e formador que abre aos interessados o seu espaço de trabalho onde já cria as suas obras há 14 anos.
Será também possível adquirir peças de autor, uma boa alternativa às presentes convencionais de Natal.
O atelier do ceramista fica na Rua Vítor Lopes, 23, uma via paralela à Rua Manuel Mafra, no Bairro da Ponte.






























