Paula Clemente em 2008 na FIA com José d’Almeida, um dos cartoonistas com quem trabalhou no projecto do Cencal | D.R.
A ceramista Paula Clemente é a terceira autora convidada pela Gazeta das Caldas a criar uma peça sobre as termas locais. A artista caldense aceitou o desafio e, tendo em conta as suas memórias relacionadas com hospital termal, criou “Bem-Estar” para a nova coleccção. Sendo uma especialista na modelação, entre os seus projectos conta-se o facto de fazer modelos em barro de pinturas célebres ou de desenhos contemporâneos de cartoonistas.
Do percurso profissional de Paula Clemente faz parte a participação em feiras nacionais e internacionais de artesanato, como a Feira de Internacional de Artesanato, em Lisboa. Neste certame a caldense já foi distinguida no Concurso Nacional de Artesanato graças à representação em barro da “Última Ceia”, uma obra em que Jesus e os apóstolos aparecem numa mesa redonda. A peça valeu-lhe a distinção nacional da melhor peça de artesanato de 2007. Esta obra pode hoje ser apreciada no Lagar d’Artes, o espaço de trabalho da ceramista que fica nas Gaeiras.
Em 2008 a autora, que dá cartas na área da modelação, fez parte de um projecto, em colaboração com o Cencal, que consistiu em executar modelos de barro a partir de desenhos de cartoonistas e ilustradores conhecidos, como António, Augusto Cid, José d´Almeida e João Vaz de Carvalho. O IEFP deu destaque a este projecto e nesse ano Paula Clemente trabalhou ao vivo no pavilhão central da FIA (Feira Internacional de Artesanato) permitindo assim aos milhares de visitantes ter um contacto directo com as várias fases de um trabalho de modelação cerâmica.
O “Fado” de Malhoa reproduzido em barro | D.R.
- publicidade -
Para além do seu trabalho pessoal, que vende para lojas de todo o país, a autora também dá resposta a encomendas especiais. A pedido de um cliente fez em barro as personagens da obra “Fado” de José Malhoa. A ceramista deu tridimensão às personagens do famoso quadro: o guitarrista Amâncio e a cantora Adelaide da Facada.
O mesmo colecionador já lhe pediu que reproduzisse em cerâmica a figura de Fernando Pessoa, tendo Paula Clemente modelado o escritor, sentado na mesa, tal como o criou Almada Negreiros na obra Retrato de Fernando Pessoa.
Paula Clemente nasceu em 1966 e desde pequena que se dedica à cerâmica. Está em parceria com a Gazeta das Caldas pela segunda vez, tendo criado uma peça “que representa a água curativa, a génese das termas caldenses”, disse.
“Bem-Estar” é a terceira peça da segunda colecção de cerâmica, lançada pela Gazeta das Caldas, sob a temática das Termas das Caldas. Custa 30 euros para os assinantes do jornal e 35 euros para o público em geral.