Cerâmica volta a invadir as montras do comércio caldense

0
1439
Gazeta das Caldas
A exposição reúne 24 projectos muito diferentes entre si | Beatriz Raposo

São 23 estabelecimentos que este ano aderiram ao Exit, mais 10 que na primeira edição. Trata-se de um evento que se insere na bienal Molda e que consiste na exposição de 20 trabalhos elaborados por antigos alunos da ESAD em montras do comércio caldense. A cerâmica é a arte que liga todas as obras apresentadas, que se distinguem pelas diferentes técnicas e conceitos: do barro ao grés, da criação de autor à produção industrial, diversidade é o que não falta nesta exposição.
Conheça o roteiro que pode ser percorrido até 29 de Outubro.

Gazeta das Caldas
Na inauguração da exposição estiveram presentes representantes da Molda, da autarquia, da ESAD e os artistas convidados| Beatriz Raposo

Desde o dia 21 de Outubro que as montras de 23 estabelecimentos caldenses estão diferentes. Os produtos ali comercializados convivem agora lado a lado com peças de cerâmica que são da autoria de 20 antigos alunos da ESAD. Óculos de sol convivem com um pato e uma bigorna, vestidos de noiva com grilos de grandes dimensões e jóias com as flores da Bordallo Pinheiro. Se já reparou neste fenómeno, fique a saber que se chama Exit e está inserido no programa da Molda – Caldas da Rainha Cidade Cerâmica.
“Se na primeira edição sentimos que os comerciantes estavam pouco à vontade, pois não sabiam bem aquilo que ia acontecer nas suas montras, este ano a sua atitude foi completamente diferente, muito mais receptiva, o que prova o resultado positivo alcançado em 2016”, disse Fernando Carradas, curador desta exposição e docente da ESAD na licenciatura em Design de Produto – Cerâmica e Vidro. Além desta diferença, Fernando Carradas notou também que da primeira para a segunda edição do Exit houve uma melhoria da qualidade dos trabalhos apresentados. “Não porque a anterior exposição era má, mas porque esta revela maior maturidade dos artistas”, acrescentou.
O Exit tem várias premissas. Não só coloca a cerâmica no centro da cidade, como reúne na mesma exposição um conjunto de trabalhos muito diverso. “Participam desde designers de indústria a artistas plásticos, que tanto exercem a sua actividade em quadros de grande produção como num pequeno atelier de onde saem peças únicas”, realçou João Bonifácio Serra, comissário da Molda.

- publicidade -