No próximo dia 28 de Outubro serão inauguradas várias exposições da Molda, evento que faz parte da Festa da Cerâmica. Às 18h30, no Museu de Cerâmica, abre ao público a exposição “Animais na Cerâmica Caldense – Colecção de João Maria Ferreira, numa mostra com curadoria de Margarida Elias e organização do PH.
Entre as obras de um dos mais importantes coleccionadores de cerâmica das Caldas da Rainha, foram escolhidas as peças com decoração de animais, sendo a fauna um elemento comum da cerâmica caldense, que atravessa várias épocas e estilos
“Molde – Uma colecção industrial da Molde Faianças” será inaugurada às 19h00, no Centro de Artes. Esta exposição apresenta algumas das peças mais representativas da história da Molde Faianças, desde a sua fundação, a 8 de Junho 1988 até à actualidade. O ponto de partida é o acervo de peças adquirido pela Câmara Municipal e que corresponde aos primeiros 17 anos de laboração da fábrica. A curadoria da mostra é de Carla Lobo e a organização do município.
Intervenção urbana da ESAD
No dia seguinte, 29 de Outubro, pelas 17h00, inaugura-se a intervenção urbana “Empenas”. Trata-se de um projecto de revestimento azulejar de fachada para duas empenas de edifícios da Praça da República (mais conhecida por Praça da Fruta). O projecto foi desenvolvido a convite da Câmara Municipal no curso de Design de Produto – Cerâmica e Vidro, da ESAD para uma zona da cidade sujeita a um processo recente de regeneração urbana. A Fábrica de Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro associou-se à iniciativa, executando os azulejos em articulação com as designers autoras que são: Ana Margarida Moreira, Beatriz Pereira, Carolina Canas, Inês San Payo e Mariana Montês.
“In It”, assim se designa a exposição do curso de Design de Produto – Cerâmica e Vidro que abre a 29, pelas 18h00. Serão apresentadas e divulgadas as práticas pedagógicas e os resultados obtidos neste curso no último ano lectivo. A mostra tem curadoria de Fernando Carradas e é organizada pela ESAD.
Também a 29, pelas 19h00 será inaugurada no Museu Malhoa uma exposição de cerâmica designada “Primeira Escolha – Uma colecção de design contemporâneo em cerâmica”, que tem curadoria de Fernando Brízio e é organizada pela ESAD.
A Molda – Caldas Cidade Cerâmica é o evento bienal que integra a Festa da Cerâmica, que é comissariada por João Serra e arrancou em Maio com a realização de um ciclo de conferências. A iniciativa ainda contempla a edição e reedição de vários livros relacionados com a cerâmica caldense.































