cerâmica
Os animais são tema recorrente na colecção de João Maria Ferreira |Natacha Narciso

No próximo dia 28 de Outubro serão inauguradas várias exposições da Molda, evento que faz parte da Festa da Cerâmica.  Às 18h30, no Museu de Cerâmica, abre ao público a exposição “Animais na Cerâmica Caldense – Colecção de João Maria Ferreira, numa mostra com curadoria de Margarida Elias e organização do PH.
Entre as obras de um dos mais importantes coleccionadores de cerâmica das Caldas da Rainha, foram escolhidas as peças com decoração de animais, sendo a fauna um elemento comum da cerâmica caldense, que atravessa várias épocas e estilos
“Molde – Uma colecção industrial da Molde Faianças” será inaugurada às 19h00, no Centro de Artes. Esta exposição apresenta algumas das peças mais representativas da história da Molde Faianças, desde a sua fundação, a 8 de Junho 1988 até à actualidade. O ponto de partida é o acervo de peças adquirido pela Câmara Municipal e que corresponde aos primeiros 17 anos de laboração da fábrica. A curadoria da mostra é de Carla Lobo e a organização do município.


Intervenção urbana da ESAD

No dia seguinte, 29 de Outubro, pelas 17h00, inaugura-se a intervenção urbana “Empenas”. Trata-se de um projecto de revestimento azulejar de fachada para duas empenas de edifícios da Praça da República (mais conhecida por Praça da Fruta). O projecto foi desenvolvido a convite da Câmara Municipal no curso de Design de Produto – Cerâmica e Vidro, da ESAD para uma zona da cidade sujeita a um processo recente de regeneração urbana. A Fábrica de Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro associou-se à iniciativa, executando os azulejos em articulação com as designers autoras que são: Ana Margarida Moreira, Beatriz Pereira, Carolina Canas, Inês San Payo e Mariana Montês.
“In It”, assim se designa a exposição do  curso de Design de Produto – Cerâmica e Vidro que abre a 29, pelas 18h00.  Serão apresentadas e divulgadas as práticas pedagógicas e os resultados obtidos neste curso no último ano lectivo. A mostra tem curadoria de Fernando Carradas e é organizada pela ESAD.
Também a 29, pelas 19h00 será inaugurada no Museu Malhoa  uma exposição de cerâmica designada “Primeira Escolha – Uma colecção de design contemporâneo em cerâmica”, que tem curadoria de Fernando Brízio e é organizada pela ESAD.
A Molda – Caldas Cidade Cerâmica é o evento bienal que integra a Festa da Cerâmica, que é comissariada por João Serra e arrancou em Maio com a realização de um ciclo de conferências. A iniciativa ainda contempla a edição e reedição de vários livros relacionados com a cerâmica caldense. 

- publicidade -