
Foi ao som de alguns músicos do grupo Caldas Handsaw Massacre que se realizou um brinde de Natal a 23 de Dezembro, no Céu de Vidro, que teve como mote celebrar a regularidade com que a cerâmica contemporânea de autor passará a marcar presença mensal no Parque D. Carlos I.
Além das canções de bandas sonoras de filmes, interpretadas ao serrote, foi servido um lanche com o apoio de algumas empresas caldenses e a participação dos alunos do curso de Turismo da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.
A partir de agora, a Associação Três Cês, em parceria com o Centro Hospitalar, vai passar a promover um evento dedicado à cerâmica contemporânea que acontecerá sempre aos segundos fins de semana de cada mês, associando esta realização à Feira das Velharias. “Pretendemos criar o hábito nas pessoas virem aqui ver cerâmica contemporânea, de grande qualidade técnica e estética”, disse Mário Reis, um dos dirigentes da Associação Três Cês. Este responsável explicou que nestas exposições-venda mensais haverá sempre a presença dos autores ligados às Caldas e depois “contaremos com a presença de alguns convidados, começando pelos nossos associados”. O Colectivo Três Cês tem ceramistas contemporâneos de várias zonas do país.
Segundo aquele responsável a associação quer continuar a trabalhar em parceria com outras entidades caldenses. Esta iniciativa quer ainda preencher o grande vazio que se estabelece entre a realização das Festas de Cerâmica que têm uma periodicidade bienal.
“Tenho a certeza que num futuro breve este será um evento de referência nas Caldas”, disse Mário Reis em relação às realizações no parque D. Carlos I. Estas exposições-venda dirigem-se também ao público que visita as Caldas que assim tem aqui uma oportunidade de conhecer a cerâmica que é criada hoje na região.
Nesta exposição de Natal aos autores ligados às Caldas Ana Sobral, Carlos Enxuto, Mário Reis e Paulo Óscar juntaram-se Miguel Neto, Nadine Gueniou, Paulo Óscar, Martim de Santa Rita & Carmina Anastácio e ainda Carlos Neto & Ana Lousada.
Todos foram unânimes em que este local, cheio de histórias ligadas à cultura, se adequa à apresentação da cerâmica contemporânea e que o evento poderá contribuir para uma maior divulgação das suas obras.
Os três elementos dos grupo Caldas Handsaw Massacre, que trouxeram canções de filmes, deixaram o convite para estarem presentes a 19 de Março no grande auditório do CCC onde prometem um espectáculo com novidades.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt






























