
A Coleção Mosteiro, feita recorrendo à tecnologia e ao saber-fazer das Cerâmicas S. Bernardo, vai ser apresentada ao mundo esta semana em Frankfurt
Imagine uma intérprete da região, Sónia Tavares (dos The Gift) a cantar na Sala dos Reis, no Mosteiro de Alcobaça. Junte ainda um designer britânico, Mark Lloyd, que desenvolveu um software que consegue transformar – através da captação de sons – as frequências sonoras em formas. Estas últimas dão origem a modelos, entram em produção e tornam-se em peças de cerâmica diferenciadas. Tudo isto está na base da Coleção Mosteiro, que é desenvolvida pela empresa produtora de cerâmica e porcelana de Alcobaça, Perpétua, Pereira & Almeida, que detém a marca Cerâmicas S. Bernardo e que vai apresentar esta novidade na feira Ambiente, em Frankfurt (Alemanha), entre os dias 3 e 7 de fevereiro.
“Trata-se de uma coleção completamente inovadora e disruptiva”, garantiram à Gazeta das Caldas os sócios da empresa Elsa Almeida, Jorge Horta e Fernando Perpétua, que não hesitaram um segundo quando o designer Mark Lloyd os contactou, em abril passado, para saber se estariam interessados em usar esta tecnologia nas suas coleções. Os responsáveis não só aceitaram experimentar, como quiseram aprofundar a parceria e adaptar este conceito à sua produção.
O britânico, fundador da empresa Skopelab, decidiu colocar a sua técnica de captação de sons ao serviço da cerâmica e logo nos primeiros encontros captou sons da fábrica que posteriormente acabaram por resultar também em peças. Além do mais, o autor trouxe sons captados em Peniche que também deram origem as novas obras das Cerâmicas S. Bernardo. Estas duas primeiras coleções foram logo adquiridas pelos clientes desta marca alcobacense e, por isso, “tivémos que criar uma terceira coleção” , contaram os responsáveis.
Contactada a cantora alcobancense Sónia Tavares – vocalista dos The Gift, – esta aceitou de imediato o desafio. Foi possível então marcar as gravações com a intérprete em novembro passado, na Sala dos Reis, no Mosteiro de Alcobaça. E é assim que nasce a “Coleção Mosteiro, que acabou por ser bem sucedida, apesar de ter sido“uma verdadeira luta contra o tempo para podermos ter tudo pronto para Frankfurt”, acrescentaram os sócios.
O modelo da peça é feito numa impressora 3 D que dá origem ao molde, entrando a posteriori na produção da fábrica.

As peças desta coleção, feitas em faiança, são brancas, em mate e brilhante, e as suas formas são completamente diferentes das que são feitas à mão.
“A parceria não poderia ter corrido melhor quer com o designer, que com a cantora, que está a jogar em casa”, referiram Elsa Almeida, Jorge Horta e Fernando Perpétua acrescentando que, no próprio stand, em Frankfurt, haverá imagens que documentam como se processa este método.
A nova coleção é também um projeto que homenageia o património cultural de Alcobaça, transportando-o, através destas peças, para estes eventos internacionais.
“É inegável o cariz inovador e ambicioso deste projeto, sendo que “as possibilidades e perspetivas futuras deste tipo de conceção são praticamente ilimitadas”,revelaram os empresários que decidiram investir cerca de 10.000€ em novos materiais e recursos para dar as condições necessárias aos designers para desenvolver mais ideias relacionadas com a nova técnica.
Entre os recursos adquiridos estão uma nova impressora 3D e novos softwares e, no futuro, preveem investir em novas áreas e materiais.
Quem pretender visitar o stand da empresa na Ambiente e assim assistir ao lançamento da nova coleção, poderá fazê-lo no Stand D41 localizado no Hall 12.0 do certame. A realização marca o regresso presencial do evento, passados três anos, por causa da pandemia.

A empresa oestina, é uma expositora habitual nesta feira, e entre as novas coleções com as quais pretende impressionar o público, vai estar a coleção Mosteiro.
A empresa Perpétua, Pereira & Almeida atualmente possui 70 trabalhadores, exporta 99% da sua produção, sobretudo, para os EUA e Europa, para um mercado médio-alto de revenda. Produzem cerca de 90 mil peças por ano. O volume de negócios, em 2022 ultrapassou os dois milhões e 500 mil euros. ■






























