Centro Nacional de Cultura vem às Caldas conhecer o legado de Bordalo

0
610

No próximo dia 23 de Maio o Centro Nacional de Cultura  (CNC) organiza, com o apoio do Museu Bordalo Pinheiro, um passeio às Caldas da Rainha sujeito ao tema As Caldas de Bordalo. Este será guiado por Isabel Castanheira, a autora do livro homónimo que vai dar a conhecer à comitiva vinda da capital onde se encontram os vestígios bordalianos na cidade.
Da visita fará parte a passagem por vários pontos evocativos da obra de Bordalo Pinheiro como, por exemplo, o Jardim Bordaliano no Cencal, a Praça 5 de Outubro, a Rua Almirante Cândido dos Reis, a Praça da Fruta, a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo e o Hospital Termal Rainha D. Leonor.
O passeio inclui ainda uma breve passagem pelo Parque D. Carlos, a caminho do Museu Malhoa, pelo Museu da Cerâmica e pela Casa Museu da fábrica Bordallo Pinheiro. No final da visita serão  apresentadas as peças de grande dimensão destinadas à cidade e que se encontram no Atelier-Museu António Duarte.
A Escola Rafael Bordalo Pinheiro, que este ano celebra os seus 130 anos, alia-se a esta iniciativa e abre as suas portas para o almoço que decorrerá nas suas instalações. São várias as entidades que deram o seu apoio a esta iniciativa, como a Câmara, a ACCCRO e a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.
No passado sábado, 16 de Maio, a autora apresentou o seu livro no Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa. Isabel Castanheira contou com a presença de João Paulo Cotrim, Carlos Querido e Miguel Macedo, autores que colaboraram nesta edição. A apresentação do que Bordalo deixou nas Caldas da Rainha integrou o programa de comemoração do Dia Internacional dos Museus.

- publicidade -