
A banda pop-rock caldense lança amanhã o seu terceiro disco e já tem várias atuações pelo país
“Wide Wall, Tree Tall” é o título do terceiro álbum dos Cave Story, banda caldense e independente, e que será lançado amanhã, 31 de março.
Esta banda caldense – que é formada por Gonçalo Formiga (Voz, Guitarra), Ricardo Mendes (Bateria), José Sousa (aka. Zé Maldito) (Samplers e Guitarra) e Bia Diniz (aka. April Marmara) que toca baixo. – dedica-se ao pop rock e está pronta para voltar aos palcos e dar a conhecer as suas novas canções. Para quem quiser conhecer um pouco sobre este novo trabalho, já está disponível o primeiro single “Sing Something For Us Now” que também já tem respetivo videoclipe. Este último, tal como a capa do novo disco, foi feito por Zé maldito, um dos elementos dos Cave Story.
Este novo disco, que marca o regresso do grupo, “foi quase todo gravado nas Caldas”, disse o vocalista da banda, Gonçalo Formiga, à Gazeta das Caldas.
O músico tem o seu próprio estúdio em casa e, por isso, o processo de composição e de produção do disco foi quase todo feito na terra natal.
“Este álbum reúne canções que compusemos entre 2020 e o início de 2023”, revelou o vocalista que considera que este trabalho “é uma afirmação de sobrevivência e sobre o facto de aqui estarmos, prontos para continuar”.
O músico ainda acrescentou que as novas músicas “são muito diferentes entre si” e dão conta que foram feitas em diferentes alturas. Isto é, há canções de “Wide Wall, Tree Tall”, referentes ao tempo antes do confinamento “em que estávamos juntos e atuávamos em vários espaços”. Outras, por seu lado, “foram feitas de uma forma intimista, mais fechada” e são diferentes, pois “dão muito atenção aos detalhes e às questões de pormenor”, disse.
Álbum apresentado no B.leza
O concerto oficial da apresentação do disco será a 18 de maio no B.leza, em Lisboa, mas antes ainda vão atuar a 14 de abril no Porto.
No dia seguinte, a banda caldense atuará em Guimarães e em Aveiro. A 3 de junho em Setúbal e no dia17 desse mês em Leiria. Algumas das atuações vão realizar-se em festivais.
“Vamos tentar apresentar o álbum nas Caldas”, disse o vocalista, que insere a sua banda no género rock, indie, post-punk.
Os Cave Story cantam em inglês e os temas de “Wide Wall, Tree Tall” não são exceção. Acredita que tem a ver “com as nossas influências musicais e com o nosso próprio som”, diz.
Deste novo álbum fazem parte muitas referências dos músicos que estão relacionadas com as Caldas, cidade onde cresceram os três rapazes do grupo. Além da infância e juventude, os músicos estudaram na ESAD.CR.
“Creio que já participámos em todos os grandes eventos como o Impulso e o Caldas Late Night”, disse Gonçalo Formiga, acrescentando que os Cave Story também trabalharam em programação com o Grémio Caldense.
Primeiro single sobre ser artista
O single de estreia deste novo trabalho é “Sing Something For Us Now” e, segundo o vocalista, “é uma espécie de afirmação de identidade e que fala sobre as pequenas frustrações, desilusões, expetativas e preconceitos que existem em relação a quem escolhe prosseguir uma carreira artística”. E é com humor que abordam esta questão na canção, pois sempre que alguém sabe que uma pessoa faz música “pedem logo para tocar qualquer coisa, para animar o evento”. Por outro lado, a própria canção é também uma ode “a quem gosta daquilo faz”.
Este foi o primeiro single que a banda escolheu para dar a conhecer “Wide Wall, Tree Tall” pois “sentimos que poderia ser uma boa introdução para o resto das canções”. A segunda canção deste novo trabalho que será lançada é ‘Unexpected Advantage’ onde não faltam “vigorosas guitarradas”.
O disco “Wide Wall, Tree Tall” promete convencer não apenas os fãs da banda mas todos os que se deixarem surpreender por esta música pop e post rock, com assinatura dos Cave Story.
“Na verdade estamos com muita vontade de atuar e de dar a conhecer os nossos novos temas”, rematou Gonçalo Formiga, músico, compositor e produtor desta banda que já tem no curriculum ‘Spider Tracks’ (2015),est (2016), Punk Academics (2018) e ainda o EP ‘The Town’ (2021). ■






























