Casal de ceramistas propõe Zés atuais

0
751

Os ceramistas Fernando e Milene Miguel apresentam presépios e Zés Povinhos que vivem na atualidade

O Zé Povinho Anjinho, o Crucificado ou em Quarentena são algumas das peças que o Atelier Miguel tem entre as suas novas apostas desta quadra. Além dos tradicionais presépios dos dois artistas – que têm linguagens distintas – também estas alegorias contemporâneas podem ser adquiridas na loja da Gazeta.
No que diz respeito aos presépios podem ser apreciadas diferentes propostas em barro vermelho e outras policromadas.
Sob influência de Rafael Bordalo Pinheiro, Fernando Miguel volta a colocar a personagem que representa o povo nas atuais circunstâncias da pandemia. O destaque vai para o Zé em Quarentena, com o personagem estendido no sofá, de pantufas, acompanhado pelo comando da televisão e um pack de minis. Não faltam também os rolos de papel higiénico que relembra os primeiros tempos de confinamento obrigatório.
O casal caldense Miguel dedica-se à cerâmica desde 1977 e esteve recentemente no Museu de Arte Sacra da Covilhã, onde apresentou a exposição-venda “Risos e Sorrisos sob o signo de Bordallo Pinheiro”. A mostra contemplou peças com Baco, Zé Povinho e o Santo António, tendo registado, segundo Milene Miguel “um sucesso”.
O casal está representado noutras exposições, organizadas por autarquias e que estão a decorrer em Vila do Conde, em Alenquer, em Almada e também no Montijo. Nesta última mostra, a cerâmica caldense encontra-se em destaque.

- publicidade -