
Foi com casa cheia que decorreu a celebração da poesia no sábado, 26 de Março, na Biblioteca das Caldas. A sessão da Comunidade de Leitores decorreu na sala de audio-visuais e esteve repleta de amantes das letras, muitos com obras publicadas, numa sessão que começou por homenagear a escritora Rosa Lobato Faria que faleceu há um ano.
O escritor Magalhães dos Santos, do Grupo de Cultura Viva de S. João da Madeira e Susana Silva, reitora da Universidade Sénior do Rotary Club da mesma localidade, declamaram poemas da homenageada. Participaram também elementos do grupo “Noites com Poemas”, que é liderado pelo poeta Jorge Castro, e outro da Associação Dr. Manuel Luciano da Silva, de Vale de Cambra, orientado por Pedro Laranjeira. Este último falou sobre a vida e obra de Rosa Lobato Faria e recitou poemas seus, tal como fizeram os restantes elementos da Universidade Sénior de S. João da Madeira.
A primeira parte não podia ter terminado melhor. Foi ao som dos 18 pequenos cantores do Coro Infantil das Caldas, que teve uma actuação alegre e contagiante, que acabou por colocar toda a assistência a entoar vários temas. O grupo, ligado ao Conservatório, é dirigido por Fátima Cotrim, directora pedagógica da escola.
Os autores locais também partilharam poemas e houve poetas que disseram versos inéditos. Os grupos de Cascais e de S. João da Madeira entoaram vários versos encenados, dos quais alguns provocaram sorrisos e francas gargalhadas entre a assistência.
A sessão terminou ao final da tarde com “O Malmequer”, de Raul Solnado, adaptado por Jorge Castro, e que foi cantado por todo o público.
Pedro Laranjeira, da Associação Dr. Manuel Luciano da Silva, aproveitou para distribuir pelo presentes exemplares de ”Colombo era 100% Português”, uma monografia sobre a nacionalidade do descobridor, da autoria do patrono da associação e que foi publicada nos Estados Unidos, em 1989.
Na iniciativa actuou o jovem acordeonista Ruben Tavares, de 13 anos, do Conservatório das Caldas da Rainha, que interpretou “Adeus Noñino”, de Astor Piazolla, “Boggie”, de Richard Galloeano e “Lisboa dos Milagres” de Nobre de Sousa.
Segundo a organização terão passado pela sessão cerca de uma centena de pessoas, sobretudo durante a actuação do Coro Infantil.
Obras de poetas locais em destaque na Biblioteca
Na biblioteca está patente uma exposição sobre poesia que destaca vários autores nacionais à qual se juntou uma mostra bibliográfica de autores locais. “Temos vários autores que se dedicam em específico à poesia”, disse a bibliotecária Aida Reis, referindo Paulo Ferreira Borges, José Ricardo Nunes, Alberto Campos, Isabel Gouveia, Isabel Xavier, Carlos Proença e os vencedores dos Prémios “Luiz Teixeira”, instituído pela Câmara, e que visa dar a conhecer as obras dos jovens caldenses que se dedicam à literatura.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt






























