Casa cheia para celebrar o Dia Mundial da Poesia

0
580
notícias das Caldas
O Dia Mundial da Poesia foi celebrado pela Comunidade de Leitores caldense com uma sessão, muito participada, que contou com convidados de vários pontos do país

Foi com casa cheia que decorreu a celebração da poesia no sábado, 26 de Março, na Biblioteca das Caldas. A sessão da Comunidade de Leitores decorreu na sala de audio-visuais e esteve repleta de amantes das letras, muitos com obras publicadas, numa sessão que começou por homenagear a escritora Rosa Lobato Faria que faleceu há um ano.
O escritor  Magalhães dos Santos, do Grupo de Cultura Viva de S. João da Madeira e Susana Silva, reitora da Universidade Sénior do Rotary Club da mesma localidade, declamaram poemas da homenageada. Participaram também elementos do grupo “Noites com Poemas”, que é liderado pelo poeta Jorge Castro, e outro da Associação Dr. Manuel Luciano da Silva, de Vale de Cambra, orientado por Pedro Laranjeira. Este último falou sobre a vida e obra de Rosa Lobato Faria e recitou poemas seus, tal como fizeram os restantes elementos da Universidade Sénior de S. João da Madeira.
A primeira parte não podia ter terminado melhor. Foi ao som dos 18 pequenos cantores do Coro Infantil das Caldas, que teve uma actuação alegre e contagiante, que acabou por colocar toda a assistência a entoar vários temas. O grupo, ligado ao Conservatório, é dirigido por Fátima Cotrim, directora pedagógica da escola.
Os autores locais também partilharam poemas e houve poetas que disseram versos inéditos. Os grupos de Cascais e de S. João da Madeira entoaram vários versos encenados, dos quais alguns provocaram sorrisos e francas gargalhadas entre a assistência.
A sessão terminou ao final da tarde com “O Malmequer”, de Raul Solnado, adaptado por Jorge Castro, e que foi cantado por todo o público.
Pedro Laranjeira, da  Associação Dr. Manuel Luciano da Silva, aproveitou  para distribuir pelo presentes exemplares de ”Colombo era 100% Português”, uma monografia sobre a nacionalidade do descobridor, da autoria do patrono da associação e que foi publicada nos Estados Unidos, em 1989.
Na iniciativa actuou o jovem acordeonista Ruben Tavares, de 13 anos, do Conservatório das Caldas da Rainha, que interpretou “Adeus Noñino”, de Astor Piazolla, “Boggie”, de Richard Galloeano e “Lisboa dos Milagres” de Nobre de Sousa.
Segundo a organização terão passado pela sessão cerca de uma centena de pessoas, sobretudo durante a actuação do Coro Infantil.

Obras de poetas locais em destaque na Biblioteca

Na biblioteca está patente uma exposição sobre poesia que destaca vários autores nacionais à qual se juntou uma mostra bibliográfica de autores locais. “Temos vários autores que se dedicam em específico à poesia”, disse a bibliotecária Aida Reis, referindo Paulo Ferreira Borges, José Ricardo Nunes, Alberto Campos, Isabel Gouveia, Isabel Xavier, Carlos Proença e os vencedores dos Prémios “Luiz Teixeira”, instituído pela Câmara, e que visa dar a conhecer as obras dos jovens caldenses que se dedicam à literatura.

- publicidade -

Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt

- publicidade -