Depois do Posto de Turismo, Jorge Mangorrinha volta a expor em espaços da terra natal
A Casa Antero acolhe um apontamento expositivo intitulado “Toalha, Café e Vinho sobre a Mesa” da autoria de Jorge Mangorrinha.
Duas das obras desta mostra são provenientes da Exposição/Instalação “Viagem ao Centro da Cidade”, nomeadamente a fotografia de um tampo de mesa em mármore e a pintura “100/Sem Aquistas”, “numa alusão ao termalismo caldense, que lhe estava contígua e foi feita em toalha de mesa, em papel, com as mesmas dimensões do tampo”, referiu o autor destas peças.
“A arte é uma questão de experiência estética do autor e de quem a vê. É o que se pode realizar fora de uma norma”
Jorge Mangorrinha
Jorge Mangorrinha ainda acrescentou que as restantes propostas derivam da ideia de pintar com vinho e café sobre esse tipo de papel texturado.
Para além da alusão aos aquistas dentro de banheira termal, há um tríptico “Sem Título” e abstrato. “Afinal, estamos na presença de uma antiga taberna, de uma tasca portuguesa, pelo que pintar com consumíveis e baratos, juntando estas duas bebidas icónicas, parece-me original e potencialmente criativo”, refere este autor que acha curioso nesta experiência “é que o abstracionismo se pode tornar em formas identificáveis, pela forma como disponho as pinceladas, o derramar do café e do vinho e os seus percursos e encontros na toalha”.As obras presentes foram feitas recentemente e são uma seleção a que o autor pretende dar continuidade, realizando até uma exposição “mais vasta”.
Jorge Mangorrinha deixou ainda a ideia de que “à mesa se discute o mundo, à mesa também se cria”.
O caldense ainda deixou uma sugestão: “agora reservem a mesa, para uma degustação sempre deliciosa nesta casa, que existe desde 1957 e que, desta vez, vos oferece o café e o vinho pela arte”, rematou. A mostra está patente na Casa Antero até 8 de junho. ■































