Amanhã, 21 de Novembro, pelas 15h00, será inaugurada a exposição “Figuras, Figurinhas e Figurões”, na Galeria L, na Praça de Santa Maria, no edifício dos CTT, em Óbidos.
Na sessão de abertura estarão presentes o professor da ESAD e ex-presidente da Guimarães Capital da Cultura, João Serra, e o ex-provedor do Público e presidente do Observatório de Imprensa, Joaquim Vieira.
Desta mostra fazem parte 62 cartoons de António, escolhidos entre os mais de 20 mil publicados nos últimos 40 anos, no jornal Expresso. Poderão ser vistos alguns dos trabalhos mais polémicos de António, bem como o cartoon com que iniciou a sua carreira, e que foi publicado no jornal A República a 16 de Março de 1974, o dia do Golpe das Caldas da Rainha.
Esta mostra integra a colecção dos “Figurões”, formada por Eusébio, Mário Soares, Barack Obama, Papa Francisco e Ângela Merkel, e que foi criada pelo cartoonista e produzida na Fábrica Bordallo Pinheiro, nas Caldas da Rainha. O lançamento desta colecção decorreu em Julho, em Lisboa, na Assembleia da República.
Em Óbidos pode ainda ser apreciada a colecção de chávenas “Viagem”, produzidas pela Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre, que são decoradas com as caricaturas de figuras portuguesas da música, pintura, literatura e cinema. Estas foram criadas por António e dão vida à estação do Metro do Aeroporto de Lisboa.
A exposição vai estar patente ao público até 3 de Janeiro de 2016. “Figuras, Figurinhas e Figurões” faz parte do programa de comemoração dos 90 anos da Gazeta das Caldas. N.N.
- publicidade -






























