Carta inédita de Bordalo Pinheiro enriquece espólio do Museu de Cerâmica

0
690

O Grupo de Amigos do Museu de Cerâmica adquiriu recentemente em leilão da Livraria Luís Burnay, uma carta autografa (assinada por mão própria) de Rafael Bordalo Pinheiro, em papel timbrado da  Fábrica das Caldas, dirigida a Jerónimo da Silva, agradecendo um telegrama de felicitações pela homenagem que a Associação da Imprensa lhe prestou no Teatro de D. Maria a 6 de Junho de 1903.
No documento pode ler-se: “…Desculpe-me não ter agradecido immediatamente, como devia, a fineza do seu telegramma, no dia da minha festa no Theatro de D. Maria. Mas não calcula como fiquei cançado, os nervos excitadíssimos, porque os velhos, como eu, têm a sensibilidade mais viva, e comoveu-me estraordinariamente a manifestação que me fizeram, exagerada e injusta, porque os meus méritos estão longe de merecer tão alta consagração”.
A missiva, assinada por Bordalo e datada de 24 de Junho de 1903, foi oferecida pelo Grupo de Amigos com o intuito de enriquecer o espólio documental do próprio museu.

Festas de aniversário no museu

Durante o mês de Julho, o Museu de Cerâmica vai promover uma exposição de trabalhos dos finalistas do curso de Cerâmica Criativa do Cencal.
Durante o Verão podem ainda ser frequentadas Oficinas de Cerâmica que visam dar a conhecer o processo cerâmico, e também podem ser realizadas visitas guiadas e temáticas à colecção do museu e jogos de descoberta do património integrado no jardim. Cada iniciativa custa 0,75 euros.
O museu organiza visitas para grupos, que não podem exceder 20 pessoas e que custam 15 euros. Este pacote inclui actividades e visita guiada.
Este espaço museológico também organiza festas de aniversário e proporciona aos convivas ateliers de expressão plástica onde vão elaborar azulejos com base na decoração das peças da sua colecção. O museu oferece o bolo de aniversário e só cobra 3,50 euros por cada criança.
Desde há dois anos que o museu proporciona um percurso táctil para cegos e pessoas com baixa visão, possuindo também documentos em Braille e em formato aumentando, disponível para consulta nas salas.

- publicidade -

Bilha de Sto. António no Museu Bordalo Pinheiro

Está a decorrer no Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa, o ciclo Novas Aquisições, que pretende apresentar, com periodicidade trimestral, as mais recentes peças inseridas no seu acervo (depois da reabertura do Museu em 2005) e nunca antes expostas ao público.
Foi recentemente seleccionada para ser exposta a singular Bilha de Santo António, peça rodada em barro vermelho vidrado, da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro. Datada de Junho de 1895, a peça integra-se no espírito das celebrações do VII Centenário de Santo António que então decorriam. Foi adquirida em leilão pelo Museu Bordalo Pinheiro em 2005.
Esta mostra está patente até 31 de Agosto, no primeiro piso do Museu Bordalo Pinheiro, de terça a sábado, das 10h00 às 18h00. Este Museu fica no Campo Grande em frente ao Museu da Cidade.

N.N.

- publicidade -