“Valentina” é como se designa a peça de Carlos Oliveira, o autor do mês de Junho da colecção de cerâmica contemporânea da Gazeta das Caldas. Este nome, explica o escultor, “deriva de valente e de valentia” e, em todos os trabalhos que “tenho feito em redor da Mulher e da Mãe noto que existe algo de muito especial nas mulheres que eu como homem, admiro, vivo e aprendo”.
Nesta obra , que mede 23 por 23 centímetros, “encontra-se a figura de uma Mãe que eleva a sua filha ao céu num ato de gratidão e valentia”, explicou o autor, acrescentando que, devido ao simbolismo da maternidade acentuou as silhuetas das suas figuras. O nome da obra inspira-se numa das personagens das histórias do livro “Mulheres Azuis“ da escritora Catarina Gaspar, amiga do ceramista, natural da Arruda dos Vinhos.
A peça “Valentina” tem a sua base em cerâmica, em dois tons – o vermelho e azul – “podendo dar uma leitura relacionada com fogo e outra com o céu”, acrescentou o autor. As figuras em relevo – mãe e filha – foram modeladas em alabastro polido.
Carlos Oliveira nasceu nas Caldas em 1963 e com a criação do Cencal em 1981 começou a sua formação nas áreas de desenho e modelação, tendo como mestres Artur Lopes, Armando Correia e Herculano Elias. Desde a década de oitenta está ligado a projectos da indústria cerâmica, nas áreas de modelação, design e moldes, tendo colaborado com empresas nacionais e internacionais.
Em 1989 Carlos Oliveira criou o seu próprio atelier–fábrica no Coto onde hoje possui condições de executar obras de grandes dimensões, em cerâmica, em bronze, fibras e resinas. Como escultor e ceramista tem realizado permanentes e intensas pesquisas na área dos materiais e das técnicas de aplicação, algo que fica bem expresso nas suas obras. No seu atelier tem desenvolvido trabalho em parceria com diversos artistas tais como Bravo da Mata, Gomes da Silva, Augusto Cid, Álvaro Ruas, Ernâni Oliveira, Álvaro Carneiro, António Maia, Mónica Cid, Álvaro Mendes e Cristina Leiria.
“Valentina”, a proposta artística de Carlos Oliveira pertence a uma série de 50 exemplares, todos numerados e assinados pelo autor. A peça está à venda por 25,50 euros para assinantes da Gazeta das Caldas e 30 euros para não assinantes. Aceitam-se inscrições para a sua aquisição pelo e-mail: gazeta@gazetadascaldas.pt
Carlos Oliveira propõe “Valentina” para a colecção da Gazeta das Caldas
- publicidade -






























