Carlos Oliveira, o autor do mês de Junho da colecção de cerâmica contemporânea da Gazeta das Caldas propõe-nos a peça “Valentina” que reflecte “a figura de uma Mãe que eleva a sua filha ao céu num ato de gratidão e valentia”, explicou o autor, acrescentando que os temas da maternidade e da mulher são recorrentes no seu trabalho. Esta obra, que mede 23 por 23 centímetros inspira-se numa das personagens das histórias do livro “Mulheres Azuis “ da escritora Catarina Gaspar, amiga do ceramista, natural da Arruda dos Vinhos. A peça “Valentina” tem a sua base em cerâmica, em dois tons – o vermelho e azul – e as figuras em relevo – mãe e filha – foram modeladas em alabastro polido.O escultor convidado a integrar nesta colecção é caldense e também o autor da obra arte sacra “Ut Christus Ecclesiam Amavit”. Este projecto que foi desenvolvido pelo artista e pelo padre Miguel Jorge Pereira, vai ser entregue ao Papa Francisco no Vaticano, no próximo dia 18 de Junho.
Esta grande obra foi o mote para uma celebração que teve lugar no CCC a 23 de Maio e contou com alguns testemunhos sobre o tema e ainda com momentos musicais com Rão Kyao.
O escultor caldense fez pequenas réplicas desta obra que poderão a partir de hoje ser adquiridas na Gazeta das Caldas pelo preço de 20 euros. Nesta obra – que mede 28,5 cm – a figura de Cristo está na cruz e a seu lado está a sua mãe, Maria.Se a obra for pedida para envio pelo correio acresce os custos de portes.
“Valentina”, a proposta artística de Carlos Oliveira para a colecção da Gazeta pertence a uma série de 50 exemplares, todos numerados e assinados pelo autor. A peça está à venda por 25,50 euros para assinantes da Gazeta das Caldas e 30 euros para não assinantes. Aceitam-se inscrições para a sua aquisição pelo e-mail: gazeta@gazetadascaldas.pt
N.N.






























