
A Capela de S. Sebastião acolhe uma exposição de presépios da autoria de Vítor Mota. É a terceira vez que este ceramista expõe individualmente nas Caldas.
A quadra assim exige e os presépios “são peças bastante procuradas em Portugal”, disse o autor, com uma carreira de décadas na cerâmica. Na sua opinião os presépios portugueses são por norma coloridos e deu como exemplo os que são criados em Estremoz ou Barcelos, se bem que os autores caldenses, como as miniaturas dos Elias, “são monocromáticas”.
O ceramista tentou uma simbiose entre trabalhos contemporâneos e tradicionais, apesar de achar que a larga maioria do público ainda prefere o tradicional. Ao todo podem ser apreciadas cerca de meia centena de criações, que têm preços que oscilam entre os 30 e os 200 euros.
As obras, feitas à lastra, são em grês ou em faiança branca. Foram decoradas com engobes e cozidas a 1250 graus. Na maioria dos trabalhos Vítor Mota tirou partido da textura natural dos materiais. A mostra “Presépios – Escultura cerâmica de Vítor Mota” está patente na Capela até 28 de Novembro.
Durante o fim de semana, o Céu de Vidro – na ex-Casa da Cultura, na entrada do Parque D. Carlos I – recebeu uma exposição-venda de cerâmica de autor. Marcaram presença trabalhos de Ana Sobral, Carlos Enxuto, Carlos Neto, Ana Lousada, Mário Reis e Paulo Óscar numa iniciativa em parceria entre a Associação de Cerâmica Três Cês e do Museu do Hospital e das Caldas.
Segundo Mário Reis, ceramista e um dos responsáveis da Associação, a exposição correu bem até porque a realização da Feira das Velharias atraiu muita gente ao parque que também quis conhecer as criações daqueles autores.
Segundo aquele responsável há a intenção de realizar este evento mensalmente no segundo fim de semana, “criando assim um evento de cerâmica regular que não existia até à data”, acrescentou. Esta associação é a organizadora da Mostra de Cerâmica de Autor de São Martinho do Porto que é um evento anual, que decorre no início do Verão.
No próximo mês de Dezembro a exposição no Céu de Vidro decorrerá, dada a época de Natal, entre os dias 18 e 23.






























