Capela de S. Sebastião acolhe exposição sobre Sto. António

0
576

notícias das CaldasA Capela de São Sebastião (ao cimo da Praça da Fruta) acolhe uma exposição de escultura cerâmica dedicada a Santo António, da autoria do ceramista Víctor Mota.

É a segunda mostra deste autor dedicada a este santo que contou na inauguração com uma conversa do Frei Gonçalo, frade franciscano conhecedor da vida e obra de Sto. António.
Para esta segunda exposição “optei por uma mostra mais estilizada com novas esculturas, mais pequenas do que na exposição do ano passado”, disse o artista que se dedica a tempo inteiro ao seu trabalho criativo no barro.
Este ceramista trabalha sobretudo em grés e é fã de Sto António, “que é muito acarinhado pelo povo português”, disse.
Victor Mota está ainda a preparar mais duas exposições dedicadas a este santo para apresentar em Seia e no Cadaval.
Frei Gonçalo deu a conhecer um pouco da vida deste santo português que viveu e morreu em Pádua. “Era um português de excelência no campo da cultura e da arte”, disse o frade que acrescentou que este era um verdadeiro “andarilho” que calcorreou o Norte de Itália e de França.
Era também um homem sem papas na língua “que denunciou os excessos de uma nova classe social burguesia ligada ao comércio”. Frei Gonçalo lamenta que Sto. António seja sobretudo conhecido por aspectos populares quando na verdade é também um homem ligado ao pensamento e à universidade que ultimamente “tem dado origem a várias teses doutorais na área da Filosofia”.
As peças de Victor Mota, que custam a partir de 25 euros, podem ser apreciadas nesta exposição que vai estar patente até 3 de Julho, entre as nove e as 20h00.

- publicidade -