Caldense presta homenagem a Isabel Castanheira em exposição em Londres

0
753
notícias das Caldas
notícias das Caldas
Caldenses em Londres deram a conhecer a acção cultural da livreira que durante 35 anos dirigiu a 107

A historiadora de arte caldense Carolina Rito e o artista plástico Nelson Melo, formado na ESAD.CR,  encontram-se em Londres e foram convidados a integrar a exposição “To pay respect to the generosity of the three minute punk rock song”.
A mostra realizou-se durante o mês de Dezembro no espaço CRATE e os dois autores apresentaram Carolina draws 120 portraits of Isabel Castanheira under Nelson’s instruction, 2011 (Desenhos da Carolina, 120 retratos de Isabel Castanheira, sob instrução de Nelson Melo).
Com isto, os autores pretenderam dar a conhecer a livreira que durante 35 anos trabalhou em acção cultural na cidade das Caldas, partilhando o seu conhecimento com os outros. A sua livraria era pois um ponto de encontro e um espaço para a cultura e para a poesia.

Continua nota sobre a obra, que “a acção de Isabel Castanheira, preenchia uma lacuna na política cultural local. Devido à crise a livreira teve que fechar portas à sua livraria e desde então a lacuna continua por preencher”. A mostra, que teve como curador Toby Huddlestone e contou com a participação de vários autores de várias nacionalidades, como  Vito Acconci, Black Argos, David Blamey, José Arnaud-Bello, Sovay Berriman, Don Celender, Loz Chalk, Rob Chavasse, Adam Chodzko, Desmond Church (with Egle Kulbokaite and Sabel Gavaldon), Patrick Coyle, Andrew Cross, David Cross, Iain Forsyth and Jane Pollard, Anthony Gross, S Mark Gubb, David Hall, Rose Kallal, Adam Knight, Frank Koolen, entre tantos outros.
Para o próprio curador desta exposição, apesar dos 35 anos de desenvolvimento cultural que Isabel Castanheira trouxe a esta cidade  – proporcionando um espaço de vitalidade cultural e de actividade intelectual – “ela está agora a enfrentar as consequências da crise económica, tendo que fechar as suas portas acabando por revelar a falta de uma política cultural local”.
Carolina Rito, que passou a sua infância e parte da juventude nas Caldas está a viver em Inglaterra, a fazer o seu doutoramento como bolseira da Fundação de Ciência e Tecnologia. No ano lectivo passado foi docente na ESAD.CR.
Para mais informações sobre a peça de homenagem a Isabel Castanheira, consultar www.in-flux.net/en/index.php?/extras/carolina-draws-120-/ ou sobre a exposição em cratespace.co.uk/modules/news/.%5B/shc_shortcode%5D

- publicidade -