A 8 de outubro, o realizador caldense Rui Pires vem às Caldas apresentar o seu filme sobre a Casa da Democracia
Na próxima quarta-feira, dia 8 de outubro, o realizador Rui Pires vai estar no CCC para comentar o seu filme “O Parlamento de Cidadãos”, Este foi filmado durante um ano – entre 2018 e 2019 – na Assembleia da República. Haverá sessões de manhã e à tarde destinadas às escolas e uma sessão às 21h00, para o público em geral.
O realizador é caldense e retrata, de forma inédita, o trabalho parlamentar, as discussões ideológicas à forma como deputadas e deputados lidam com o povo quando este usa os mecanismos legais para mudar a realidade.
O documentário estreou a 24 de abril, em várias salas de cinema de todo o país e o realizador tem participado em sessões que se destinam às escolas e ao público em geral. Perante o aumento da distância entre cidadãos e poder, e após uma crise económica que afetou gravemente a coesão social, este filme dá-nos a ver de forma inédita como cidadãos constroem uma sociedade a partir do interior de um parlamento, um Palácio de Cidadãos, possibilitando uma pertinente reflexão, muitas vezes contraditória e complexa, sobre a essência da democracia.
O filme dará a conhecer os deputados dos diferentes partidos e os assuntos a que se dedicam, dando a conhecer o funcionamento de uma instituição cujo labor impacta a vida de quem habita em Portugal. Foi dada especial atenção às petições e às manifestações.
“O Parlamento de Cidadãos” tentou encontrar algumas respostas sobre como funcionam os processos, quem decide as mudanças nas vidas dos cidadãos.
“As reações ao filme têm sido muito positivas e até redobrou o interesse de várias em ir conhecer melhor a Casa da Democracia”, referiu Rui Pires à Gazeta das Caldas quando o filme foi estreado. “O Parlamento de Cidadãos” tem sido apresentado com sucesso em várias localidades.
O documentário dá uma visão sobre como se constrói uma sociedade, a partir do interior de um parlamento, procurando desta forma “a essência da democracia”, disse o autor à Gazeta das Caldas.
O filme de Rui Pires foi o vencedor do Prémio Max – Para Melhor Filme da Competição Portuguesa (Doclisboa, Portugal’24) e esteve também no Dokumentarfilmwoche Hamburg, (Alemanha’25) e no 43º Festival Cinematográfico de Uruguay. Esteve ainda em festivais ou eventos de cinema em Buenos Aires na Argentina, Santiago do Chile, Bogotá na Colômbia, Quito no Equador e para a Cidade do México.
Foi visto também em Macau, no final de setembro, em iniciativa do Doclisboa’24 – Macau extension no final de setembro e incluiu uma palestra do realizador caldense para os alunos do 12º ano da Escola Portuguesa. O filme já foi visto em Lisboa, Elvas, Lamego, e Almada. Depois das Caldas, o Palácio dos Cidadãos poderá ainda ser visionado em Águeda, Moita, Leiria e Loulé.































