
Autora caldense escreveu sobre o que viveu em países como o Irão, a Índia Norte e no Pasquistão
Joana Agostinho é uma viajante nata. A caldense, de 38 anos, que ensina Português a estrangeiros apresentou no domingo, 14 de setembro, o seu livro “Uma viagem pelo Irão, Índia Norte e Paquistão” no estúdio Juno, no Bairro Azul.
O espaço esteve a abarrotar de gente, familiares e amigos da autora que assistiram ao lançamento da sua obra de estreia.
Neste diário de viagem , a caldense conta o que viveu nestes três países e também junta fotografias que a própria tirou ao longo das suas estadias em países que são tão diferentes de Portugal.
As suas escolhas e o que sentiu ao nas mais diversas situações está então descrito nesta obra. “Fui tratada com muita simpatia pela população do Irão”, contou a viajante e acrescentando que as pessoas mostram quem são e “fazem questão de se distanciar do regime opressivo que as governa”.
Estão igualmente relatadas as experiências e os sentimentos que viveu na Índia, junto ao rio Ganges, bem como as razões que a levaram a usar hijab no Paquistão. Após uma destas viagens Joana Agostinho faz uma tatuagem. Fá-lo pedindo à sua tatuadora e ilustradora Larissa Amaral para lhe “desenhar na pele” momentos que viveu nessas paragens.
E por isso convidou-a para ilustrar esta obra, editada pelo Bicho Carpinteiro que é um projeto editorial que também se estreia agora. Joana Agostinho é caldense e, ainda estudante, fez Erasmus na Alemanha. O que é certo é que não parou mais de viajar e agora reúne as experiências vividas e que gosta de contar “com autenticidade”. As viagens descritas foram feitas entre 2023 e 2025 e o seu relato é decorado com mapas, selos, carimbos de passaporte e até notas manuscritas e de dinheiro originários dos países visitados. Esse trabalho de digitalização foi feito por Larissa Amaral que gosta de usar “as fotos que a própria Joana tirou”, disse Larissa Amaral contando que este já é o segundo livro que ilustra. Joana Agostinho prometeu dar continuidade a este projeto. Mas para tal é preciso continuar a viajar!”. disse a autora, muito satisfeita com o lançamento que reuniu tantos familiares e amigos.






























