Caldense distinguido em concurso internacional

0
1457
PERFIL Bernardo Matias Músico e docente O saxofonista, de 23 anos, natural de Santa Catarina, é professor da Academia de Música de Alcobaça e na Sociedade Filarmónica de Turquel. Aos 11 anos já pertencia à Banda Filarmónica de Santa Catarina, agrupamento que ainda hoje integra. Fez licenciatura na Universidade de Évora onde está a terminar o mestrado, em Ensino da Música. Além da banda da terra e das dos concelhos vizinhos passou pela Big Band da Nazaré e Banda Sinfónica de Alcobaça

O saxofonista Bernardo Matias concorreu com o álbum de estreia “Perspetivas” ao concurso internacional Music & Star Awards e classificou-se no pódio das cinco categorias a que concorreu.

O certame, que arrancou este ano, é uma competição dedicada à música clássica que se dirige a intérpretes de todo o mundo que enviam os álbuns para serem avaliados por um júri internacional.
O CD de Bernardo Matias classificou-se bem em várias categorias: ficou em 2º lugar na categoria de melhor instrumentista, e também ficou na mesma posição na categoria de Best duo CD, dado que “Perspetivas” reúne temas para saxofone e piano.
Além de ter recebido uma Menção Honrosa relativa à categoria de Melhor Capa, o álbum do saxofonista caldense ficou em terceiro lugar nas categorias de Melhor conceito de CD e também na de melhor captação de som.
“É uma grande honra ter ficado classificado nos três primeiros lugares”, disse o músico, natural de Santa Catarina, à Gazeta das Caldas sobre a sua participação no Music & Star Awards, cujo júri integra músicos de países como Portugal, Grécia, Alemanha e China.
“É bom saber que o meu álbum tem qualidade para ser premiado e para ter ficado no pódio das cinco categorias!”, acrescentou o saxofonista, de 23 anos, satisfeito com a divulgação e visibilidade que a distinção traz ao seu disco. E neste ano, tão afetado pela pandemia, esta classificação internacional foi “ouro sobre azul” para o músico, que está a dar os primeiros passos na sua carreira a solo. “Veio dar um novo alento ao meu trabalho”, acrescentou o saxofonista, que é também professor na Academia de Música de Alcobaça e na Sociedade Filarmónica de Turquel.
“Perspetivas” foi gravado em maio do ano transato e inclui temas originais de compositores como Daniel Bernardes e Sérgio Azevedo, que escreveram temas para saxofone solo e para saxofone e piano. Este álbum foi gravado no estúdio Musibéria em Serpa, que, segundo o músico, possui “ótimas condições”. O trabalho de estreia do saxofonista foi apoiado pela Junta de Freguesia de Santa Catarina e posteriormente pela Câmara das Caldas da Rainha, que adquiriu exemplares.
Este trabalho já foi referido em programas da Antena 2 e também da SIC.
Bernardo Matias trabalha sobretudo no concelho de Alcobaça, mas gostaria de poder dar a conhecer o álbum de estreia nas Caldas. Além do CCC, já enviou propostas para apresentar “Perspetivas” noutras localidades. E já está a trabalhar num novo álbum situado entre a música clássica e o jazz. ■

 

- publicidade -