Caldense dá a conhecer localidades através da música

0
2055
notícias das Caldas
Cláudio Teixeira e Inês Vila Cova são os autores de “Electro Boarding Pass” |Natacha Narciso

O actor e músico Cláudio Teixeira criou canções, após ter vivido uns dias em cidades europeias como Berlim e Manchester. Foi nessas paragens que decidiu criar “Electro Boarding Pass”, um projecto de música que foi apresentado, na quarta-feira, 2 de Março, nos Silos. Está também a ser preparado um documentário, em parceria com uma finalista de Som e Imagem da ESAD, sobre a mesma temática.

“Electro Boarding Pass”, assim se designa o álbum de 11 canções que começou a ser pensado por Cláudio Teixeira em Fevereiro de 2016 numa estadia em Berlim (Alemanha). Manchester (Inglaterra) foi a segunda paragem onde o actor e músico continuou a recolher material e informação, despertando-lhe especial atenção pontos comuns nas duas cidades relacionados com a arquitectura industrial.
Sempre que vivia um momento especial, tinha uma conversa, ou deparava-se com uma situação incomum, tentava transmiti-lo, através de sons, que ia guardando no telemóvel. Depois adquiriu uma aplicação que lhe permitiu fazer as misturas necessárias para, com essas sonoridades, compor músicas. No fundo tratou-se de ter um estúdio de música no seu telemóvel.
Cláudio Teixeira quis completar este trabalho nas Caldas da Rainha, escolhendo os Silos para residência artística. “Fui várias vezes ao terraço do sétimo piso, onde se vê toda a cidade, para me inspirar” disse, acrescentando que lhe interessa mostrar, através da música, experiências sobre o que é viver noutros lugares.
O processo criativo desenvolvido em residência está a ser acompanhado e registado em vídeo por Inês Vila Cova, finalista de Som e Imagem.
“Este projecto é o primeiro em que participo fora da ESAD”, disse a jovem de 22 anos, satisfeita por integrar “Electro Boarding Pass”. O trabalho conta também com a colaboração pontual de outros autores das áreas das artes plásticas e da imagem.
O Electro Boarding Pass já foi divulgado a nível nacional, tendo os criadores participado no talk show de Fernando Alvim (Canal Q). Contudo, Cláudio Teixeira lamenta não ter a mesma receptividade por parte da autarquia local. “Esta não dá qualquer feedback dos projectos que lhes são dados a conhecer”, disse, defendendo que os autarcas devem mostrar interesse pelo que está a acontecer na própria cidade.
E quem está a apoiar este projecto? “Os amigos acabam sempre por ajudar…”, disse o músico referindo-se ao empresário do Déjà Vu que apoia os criadores com as refeições.

- publicidade -