Caldense apresentou livro no Museu Malhoa

0
362
Maria Engrácia Leandro convidou Isabel Xavier, presidente do PH, para apresentar este seu último livro

Autora caldense apresentou investigação sobre promessas aos santos, no Museu Malhoa e escolheu obra do pintor para a capa

“Espaço Religioso das Promessas: missivas a S. Bento da Porta Aberta e súplicas a outros Entes Sagrados” de Maria Engrácia Leandro e Rui Pedro Leandro, foi apresentado no sábado, 28 de setembro, no Museu José Malhoa.
A obra contou com a apresentação da presidente do PH, Isabel Xavier e a sala encheu-se de gente, muitos alunos da autora que agora leciona na Universidade Sénior.
A autora é caldense, fez o seu doutoramento em Sociologia na Universidade René Descartes – Sorbonne Paris V em 1992 e foi docente na Universidade do Minho, onde leccionou várias áreas da Sociologia entre 1986 e 2011.
Para este seu último estudo, a autora investigou sobre as promessas que as pessoas fazem aos santos, tendo inclusivamente analisado missivas que os crentes deixam não só a S. Bento da Porta Aberta (Gerês) como a outros santos portugueses, alguns ligados à região como ao Bom Jesus do Carvalhal (Bombarral). Estudou os pedidos aos santos – que foram feitos entre 2016 e 2022 – e fez entrevistas semi-estruturadas a pessoas na região parisiense, em Braga e também por todo o Oeste. “Umas nas Caldas, outras no Bombarral e também em Torres Vedras”, disse a autora .
“Desde tempos remotos que os humanos se sentem inquietos perante o desconhecido e o misterioso”, comentou a autora que conseguiu perceber pelo trabalho de investigação que os pedidos aos santos estavam relacionados com a família e com a saúde.
Para a autora, o fenómeno das promessas aos entes sagrados, inscrito numa longa tradição, e continuadamente renovado “continua a ter grande impacto social, cultural e religioso, ao nível da cultura e da religião populares”. Este estudo sociológico permite também “compreender de que forma homens e mulheres de diferentes idades e lugares sociais lidam com a adversidade e, em situações limite, de vida e morte, e procuram o apoio e a intervenção celestes”, comentou a autora que escolheu a pintura “Promessas” de José Malhoa para ilustrar a capa deste livro.
A catedrática Maria Engrácia Leandro continua a colaborar com as universidades lisboetas pois faz parte de vários júris. A caldense, que deu aulas na Universidade do Minho durante 28 anos foi posteriormente diretora da Faculdade de Ciências Sociais da Católica, em Braga.
De regresso às Caldas há oito anos, passou a ensinar na Universidade Sénior das Caldas.■

- publicidade -