Caldas Late Night de baixo custo tem início hoje nas Caldas da Rainha

0
881
Visitar as casas dos estudantes, onde estes expõem os seus trabalhos, faz parte do roteiro do CLN

Hoje e amanhã, dias 25 e 26 de Maio, a cidade muda de feições, e enche-se de intervenções artísticas nas ruas e nas casas dos estudantes que dão a conhecer os projectos em que estão envolvidos. E a 16ª edição do Caldas Late Night (CLN) que sai à rua e que aludindo à actual conjuntura económica, tem este ano por tema o “Low Cost” (baixo custo). Uma escolha que também pretende reflectir sobre a necessidade de se conseguir criar arte com poucos meios.
O CLN atrai centenas de pessoas às Caldas que vêm assistir às exposições, intervenções e performances que têm lugar apenas nestes dois dias do ano. Estima-se que na edição de 2011 tenham participado cerca de 5.000 pessoas.
“Temos à volta de 120 inscrições”, disse Inês Manata, da organização deste evento, que este ano contou com a ajuda de estudantes de vários pontos do pais que durante  o fim de semana levaram e colocaram os cartazes do CLN nas suas terras. Além das redes sociais, o evento está, assim, a ser divulgado também em Lisboa, Porto, Santarém, Nazaré, Pombal, Leiria, Beja e Setúbal.
“Temos várias casas inscritas também”, contou Inês Manata refere que há várias casas inscritas no CLN, o que é um aspecto importante pois remete para o espírito inicial do evento, que data dos anos noventa.
O CLN de 2012 promove ainda “Talento ao Relento”, uma iniciativa que quer garantir animação musical nas ruas e que já conta com oito músicos. Estão igualmente  previstas actuações de várias bandas no Centro da Juventude.

Design inspirado em obra de Ferreira da Silva

As intervenção do CLN serão este ano sinalizadas com azulejos cedidos pela fábrica Molde e o design gráfico é da autoria de Pedro Sousa, que se inspirou na obra “Jardim d’ Água”, de Ferreira da Silva. Está ainda previsto um arraial que vai decorrer na Praça de Touros e que contará com concertos, distribuição de prémios e ainda uma procissão do Falo, uma iniciativa de alunos do 1º ano de Design Gráfico e Multimédia.
Ao todo, serão impressos 3.000 mapas onde os visitantes poderão consultar as indicações dos locais a visitar em toda a cidade.
As intervenções artísticas terão lugar entre as 14h00 e as duas da manhã e haverá filmes, vídeos, pinturas, desenho, fotografia, instalação, música, entre as mais variadas manifestações artísticas, para conhecer seja em espaço público ou privado.
As inscrições de participantes de outras localidades decorrerão em seis lojas que foram cedidas para o evento no centro comercial D. Carlos I.
Previstas estão várias manifestações artísticas no Parque, Museu do Hospital e das Caldas, Rua das Montras, R. Heróis da Grande Guerras, Praça da Republica, Praça 5 de Outubro, na Avenida 1º de Maio, entre outras.
O CLN terminará como é habitual com a festa na ESAD – que é sempre de arromba e dura até o sol raiar – que tem o início previsto para a uma da manhã. Terá como tema Caldas Light Night e a sua organização está a cargo do Café Maratona, tal como vem sendo habitual nas últimas edições.

Natacha Narciso

nnarciso@gazetadascaldas.pt

- publicidade -