Caldas é “fundadora” de Serralves

0
539

Fotografias de Manoel de Oliveira podem ser vistas no CCC. Espaço receberá mais mostras da fundação

 

A galeria do CCC acolhe desde o dia 28 de outubro, a exposição “Manoel de Oliveira Fotógrafo”. A fotografia era um dos interesses do realizador, e cujo arquivo pessoal se encontra depositado na Casa do Cinema Manoel de Oliveira da Fundação de Serralves. Produzidas entre finais de 1930 e meados dos anos 1950, estas imagens – que estiveram guardadas várias décadas e que são, na sua maioria, inéditas, – revelam uma faceta desconhecida de Manoel de Oliveira. As fotografias abrem novas perspetivas sobre a evolução da sua obra.
Durante a inauguração, onde marcaram presença responsáveis da autarquia das Caldas e da Fundação portuense, a vereadora da Cultura Conceição Henriques, disse que a Câmara das Caldas aceitou recentemente o convite para integrar o grupo de autarquias que são fundadoras de Serralves.
“Decidimos fazer parte do grupo de autarquias e ficámos bem impressionados com este protocolo a quatro anos”, disse autarca acrescentando que fazia sentido aderir pois as exposições que Serralves tem para nos oferecer “são complementares à vida cultural das Caldas”.
Desta forma, a cidade terá uma exposição anual durante quatro anos, o que terá um custo de 100 mil euros ao erário camarário.
A vereadora caldense está satisfeita com a vinda desta mostra de fotografia de Manoel de Oliveira pois “é de grande qualidade e é praticamente desconhecida no país”, pois apesar de já ter sido vista em Marselha e em Barcelona, em terras lusas ainda só passou por Serralves e Gulbenkian. Caldas está na senda de quatro grandes cidades europeias e foi uma feliz coincidência ter a decorrer, o festival do Art & Tur permitindo assim o contacto de participantes de várias nacionalidades com a fotografia do famoso realizador, oriundo do Porto.
Do protocolo assinado entre a Câmara das Caldas e a Fundação de Serralves já fez parte a participação de elementos do coletivo Osso (e que incluiu um músico) na Festa de Outono de Serralves. Também participaram elementos do Cencal que estiveram a ensinar modelação e trabalho à roda às crianças que participaram naquele evento.
O programa de cerâmica foi dividido entre as Caldas e Barcelos, ambas cidades criativas da UNESCO, e segundo a autarca, as atividades propostas tiveram “enorme sucesso”. Os ceramistas mal tiveram tempo de almoçar, dado o interesse dos participantes em pôr as mãos no barro. Caldas é “fundadora” de Serralves desde o verão. A mostra de fotografia de Manoel de Oliveira vai estar patente no CCC até ao fim de 2023. ■

- publicidade -