Caldas Design Week cresceu em entidades envolvidas e em número de participantes

0
716
Gazeta das Caldas
A Casa dos Barcos foi um dos locais onde decorreu a iniciativa

Caldas da Rainha voltou a ser a capital do Design com a segunda edição do Caldas Design Week, evento que se realizou de 2 a 4 de Novembro e que foi promovido pela ESAD, a Bienal de Cerâmica Molda, a Câmara das Caldas e a União de Freguesias Nª Sra. do Pópulo Coto e São Gregório. Ao todo estiveram envolvidos mais de 60 artistas e visitaram as nove exposições e ateliers cerca de 200 pessoas.
O design andou à solta na ESAD (com instalações, debates e apresentações de livros), na Casa dos Barcos (que recebeu a exposição “Pôr à Mesa” com propostas de cerâmica utilitária de marcas que trabalham para as áreas de restauração e hotelaria) e no Centro de Artes (onde foi montado o “Espaço Schengen” que reuniu projectos internacionais da Suiça, Itália e Turquia).
Já no Hospital Termal estiveram patentes duas mostras: uma com peças de cerâmica São Bernardo (Alcobaça) e outra com peças de vidro da BF Glass Studio (Marinha Grande). Entretanto nos Silos, a associação DAR apresentou o projecto “FiRRE”, resultado de uma residência de design aberto nas Aldeias do Xisto durante os incêndios florestais em Agosto deste ano.

Houve ainda workshops – o da iniciação ao barro foi dos mais participados – e vários artistas que abriram os seus ateliers ao público para que pudessem ser visitados. Liliana Alves, Mariana Sampaio, Bolota e Vítor Reis foram alguns dos autores que se juntaram a esta iniciativa para mostrar como é o seu dia-a-dia de trabalho. “Aderiram estudantes da ESAD, mas também outros artistas e muitos caldenses, num total de mais de 30 pessoas. Foi um dos pontos altos do evento porque foi neste circuito que mais se notou a presença do Caldas Design Week na cidade”, referiu Eneida Tavares, ex-aluna da ESAD e uma das organizadoras deste evento, que também salientou a produção do documentário “Feito em Portugal, Sold Esewhere”.
O filme ficou em exibição durante os três dias do Caldas Design Week e está agora disponível em www.youtube.com/watch?v=B9RSrCF6fMQ. “O documentário apresenta testemunhos de vários responsáveis por unidades fabris da região do Oeste que vendem, sobretudo, para marcas estrangeiras e onde a exportação tem um enorme peso”, realçou a Eneida Tavares, acrescentando que a organização irá continuar a apostar em conteúdos no formato de vídeo pois são materiais que permanecem disponíveis após o evento.

- publicidade -