Caldas da Rainha e ESAD marcam presença na Experimenta Design

0
960

notícias das CaldasA bienal Experimenta Design (EXD) começou na passada quarta-feira, 28 de Setembro, em Lisboa e do seu programa fazem parte  exposições, conferências, intervenções urbanas e ainda um ciclo de cinema. Entre as propostas contam-se pelos menos duas exposições relacionadas com as Caldas da Rainha – uma exposição de alunos da ESAD e outra, de design nacional, que já esteve exposta em Março no Espaço Ceres (silos).
A EXD’11 conta ainda com uma mostra retrospectiva de Fernando Brízio, designer industrial e professor na escola de artes caldense. Esta edição da Experimenta decorre até 27 de Novembro.

A exposição da ESAD.CR que vai integrar a Experimenta Design designa-se “Processo nº 2010/11 e abriu portas na quarta-feira à noite no Lounging Space da EXD’11 no Largo da Boa Hora, em Lisboa. Os projectos que fazem parte da mostra são uma selecção de trabalhos que foram desenvolvidos nos últimos dois anos dos cursos de Design Industrial, Design de Cerâmica e Vidro, Design Gráfico e Multimédia e de Design de Ambientes.
No mesmo espaço, abre ao público  “Joio – Mostra de Design Nacional” que esteve patente no Espaço Ceres, nos silos, no passado mês de Março.
Esta exposição surge da vontade de vários designers recém-licenciados mostrarem o seu trabalho, revelando as características e qualidades individuais de cada elemento que constitui este grupo. Depois da primeira mostra nos Silos foi feita uma actualização e o convite a novos reforços para ter mais projectos para apresentar  durante a bienal EXD’11.
Ao colectivo, e a convite do designer André Valério, coordenador deste projecto, juntaram-se as designers Catarina Violante e Vanessa Domingues. Será também no Lounging Space, junto ao antigo Tribunal da Boa Hora, que  poderão ser apreciados os projectos da Oficina Design Studio (Ana Relvão e Ricardo Roque), Pedro Almeida e Janine Braun, Catarina Violante e Vanessa Domingues, André Valério, Eduardo Silva, Fábio Afonso, Paulo Sellmayer e Aka.Corleone.

- publicidade -

Fernando Brízio em retrospectiva

O Palácio Quintela vai receber a exposição “Fernando Brízio: Desenho Habitado”, que é a primeira retrospectiva do designer, coordenador do curso de Design Industrial e do mestrado de Design de Produto, ambos da ESAD.
Presentes vão estar alguns dos trabalhos mais importantes da carreira deste designer, que contou à Gazeta das Caldas que o convite da Experimenta Design o apanhou “um pouco de surpresa” pois só soube com três meses de antecedência que teria que preparar a sua retrospectiva.
Fernando Brízio explica que de “Desenho Habitado” fazem parte uma grande quantidade de trabalhos que se encontravam dispersos – em casas, ateliers e até em armazéns de transportadoras  – e que lhe permitiram “mapear o meu próprio trabalho”.
A mostra abarca projectos desde os tempos em que o designer frequentava as Belas Artes de Lisboa, no curso de Design de Equipamento em 1994, até à actualidade. Entre os projectos encontram-se algumas peças feitas e modeladas nas Caldas, assim como marca presença a peça que Brízio criou a propósito dos 125 anos da Fábrica Bordallo Pinheiro.
Alem dos seus trabalhos, a exposição ainda inclui objectos pessoais, entrevistas documentais – realizadas pela filha, a realizadora Salomé Lamas – e ainda filmes e livros que lhe servem de inspiração para o seu trabalho.
Fernando Brízio é um dos designers portugueses com maior projecção internacional e conta que é importante para si dar aulas e partilhar conhecimentos com os seus alunos. Na sua opinião, a ESAD está de boa saúde e recomenda-se pois “é uma escola consolidada no panorama nacional, apesar de sofrer tal como todo o ensino superior português”.
A mostra foi inaugurada a 29 de Setembro, e hoje dia 30, o designer vai participar nas Conferências de Lisboa com uma intervenção no Teatro Tivoli.
“Fernando Brízio: Desenho Habitado” vai estar patente no Palácio Quintela até 27 de Novembro.

 

- publicidade -