
Com o lema “Escolas de Afectos, Escola de Sucesso”, o projecto começou por promover actividades de incentivo ao bem-estar e aos estilos de vida saudáveis, juntamente com as crianças. No entanto, após três anos de iniciativas organizadas por professores em parceria com as unidades de saúde pública do ACES Arco Ribeirinho e Oeste Norte, o grupo fundador propôs a gestão do movimento às respectivas câmaras municipais (do Barreiro e Caldas da Rainha), com o objectivo de estender o propósito a toda a comunidade. Em Novembro deste ano, Sines também se juntou ao projecto.
Para assinalar um ano de trabalho desenvolvido com as escolas e população, organizou-se uma exposição fotográfica que compilou as várias actividades realizadas no concelho das Caldas. Destacando as principais, a 11 de Fevereiro (Dia dos Afectos) decorreu a corrida dos afectos, uma iniciativa inserida na semana comemorativa do movimento, em que as escolas também participaram com a construção de uma manta, pinturas, esculturas e um “correio dos afectos”. A maçã, símbolo deste projecto, foi a base a partir da qual as crianças deram asas à imaginação.
Também em Fevereiro, a Cidade dos Afectos marcou presença no corso de Carnaval, tendo organizado um “dia do abraço” e viu 50 estabelecimentos comerciais aderirem ao movimento.
Durante o mês de Maio realizou-se a Caminhada Pela Saúde e Pelos Afectos e o centro comercial La Vie (na altura, Vivaci) recebeu a exposição “Maçãs dos Afectos”, uma mostra que exibiu trabalhos subordinados ao tema da maçã, elaborados por alunos de escolas da região.
Em Setembro inaugurou-se o Passeio dos Afectos, entre o Cais da Foz do Arelho e a Escola de Vela da Lagoa, enquanto o mês de Outubro foi dedicado à alimentação, com a organização de uma semana temática.
Patente até ao passado dia 12 de Dezembro, a mostra esteve instalada na sede da União de Freguesias Nª Sra. do Pópulo, Coto e S. Gregório, contando com a presença dos autarcas das Caldas e Barreiro, assim como dos representantes da USP Zé Povinho e USP Arnaldo Sampaio (ACES Arco Ribeirinho) no dia da inauguração, 10 de Dezembro. Todos juntos, cantaram os parabéns do primeiro aniversário, que teve direito a um bolo cor-de-rosa e amarelo em forma de maçã. M.B.R.
- publicidade -































