Caldas da Rainha e Alcobaça com vários eventos no Bom dia Cerâmica

0
428

Bom dia Cerâmica decorre pelo país no próximo fim de semana. Bombarral também destaca a cerâmica contemporânea

O Bom Dia Cerâmica tem previstas várias realizações de norte a sul do país. Nos dias 21 e 22 de maio, o Centro de Artes acolhe a Feira de Cerâmica de Autor, Marroxo, onde se destaca a cerâmica contemporânea de autor.
Às 14h30 do dia 21 de maio, realiza-se o workshop de verguinha, que terá como formadora a ceramista Maria Adélia Martins.
Está também prevista uma visita guiada às reservas de cerâmica da coleção de Arte Popular e da coleção Artur Maldonado Freitas, no Museu Barata Feyo.
“Retratos de Família” é a oficina criativa que, entre as 10 e as 12 horas, promete retratar a família, “delinear, amassar e modelar o barro, desenvolvendo a criatividade entre pais e filhos”, através da técnica “lastra e modelação de barro”, no Atelier-Museu António Duarte. Os interessados devem inscrever-se até sexta-feira, dia 20, no Centro de Artes.
Os interessados em participar nas atividades podem efetuar inscrição prévia, até amanhã, dia 20, para centro.artes@mcr.pt ou 262 840 540. 22 de maio.
Na Vícara poderá ainda ser apreciada uma mostra de cerâmica que resultou de uma residência artística que ligou ilustradores a oleiros de Viana do Alentejo.
A 21 e 22 de maio, vai realizar-se um dia aberto no Museu Raul da Bernarda, com duas exposições, uma delas permanente, da coleção da antiga fábrica Raul da Bernarda, com louça artística de Alcobaça, de finais do século XIX até aos anos 50 do século XX. Há uma segunda mostra, no âmbito da iniciativa Museu na Aldeia, em que Cabeças vai ao Museu Raul da Bernarda, com produção da SAMP.
A 22 de maio, a partir de 15h00, vai decorrer uma visita guiada a núcleos do Mosteiro de Alcobaça, que será orientada por Cecília Gil, com entrada gratuita. No castelo de Porto de Mós está patente a exposição de cerâmica de autor “Lugares da Imaginação” do qual fazem parte obras de Ana Lousada e Carlos Neto, da Casa da Olaria, Rita Frutuoso e Rute Dias.

Dia do Azulejo no Bombarral
O município do Bombarral convidou Thomas Schittek a expor no hall de entrada dos Paços do Concelho com o intuito de assinalar o Dia Nacional do Azulejo, celebrado a 6 de maio. O ceramista apresenta “Azulejo a arte do desafio”, mostra onde estão presentes exemplares dos trabalhos azulejares deste artista alemão que escolheu viver no Oeste e possui ateliê na Columbeira.
“Gosto de trabalhar em parceria com escolas, desde os jardins de infância até aos estudantes da ESAD”, disse o autor que mostra alguns dos projetos que desenvolveu com alunos dos vários graus de ensino.
Outro autor que tem o seu ateliê de trabalho no centro da vila do Bombarral,desde 2007, é João Barros. O ceramista está a frequentar o mestrado em Design de Produto na ESAD e está a trabalhar num forno adaptável para cerâmica. O ceramista, que frequenta regularmente ações de formação no Cencal, trabalha o grés mas quando começou a trabalhar à roda, usava barro vermelho, tendo ainda feito experiências com porcelana. Autor cria esculturas cerâmicas e vende peças na loja Linhas da Terra, nas Caldas.■

- publicidade -