Caldas é a capital da performance audiovisual

0
1831
O festival A·mor·phous AV Fest foi apresentado no salão nobre do Hospital Termal | DR

Caldas da Rainha é, desde ontem, a capital das artes visuais. Na cidade estão 35 artistas nacionais e estrangeiros com diferentes abordagens à linguagem audiovisual que tomaram o Céu de Vidro como sede e fazem apresentações performativas, de instalação, vídeo arte, vídeo projecção mapping e micrommaping. O festival designa-se A·mor·phous AV Fest e é organizado pelo colectivo [re+act(ion)]AV.
Serão três dias preenchidos com apresentações que vão ter lugar entre as 17h00 e as 2h00 da manhã em que o público poderá ter contacto com estímulos visuais e sonoros criados por autores portugueses e internacionais. Do programa faz parte uma sessão de live mapping, que terá lugar a 1 de Julho e que vai reunir cinco artistas de igual número de países. Segundo Marco Telmo Martins, um dos elementos da organização, estes vão levar a cabo uma projecção vídeo de grande escala que poderá ser apreciada na fachada do Balneário do Hospital 
Termal e que vai fechar o evento no domingo à noite.
O Céu de Vidro vai ser a sede deste evento onde está previsto que participem autores de Portugal, Espanha, França, Alemanha, República Checa, Itália, Inglaterra, Rússia, Argentina, Austrália e USA que vão apresentar performances audiovisuais, dj/vj sets, workshops e conferências, projecções vídeo de pequena escala micromapping, além de várias instalações audiovisuais.

Marco Martins explicou que, neste evento, é possível frequentar de forma gratuita alguns workshops e ainda “daremos a oportunidade de experimentar realizar micromapping sobre peças de cerâmica”.
Está também prevista a apresentação de trabalhos finais de alunos da ETEO. Este evento faz parte de uma rede internacional de profissionais da organização de festivais de performance audiovisual. 
Nas Caldas é organizado pelos [re+act(ion)]AV que integra nove elementos, na sua maioria ex-alunos da ESAD. A Câmara das Caldas apoia o evento e o seu presidente, Tinta Ferreira, diz que este se integra numa “estratégia de afirmação e desenvolvimento do município e na sua dinâmica criativa nacional e internacional”. O edil falou na apresentação oficial do Amourphous, que decorreu a 21 de Junho, no Hospital Termal, o palco perfeito para a cidade que “nasceu das águas” e “sempre amou as artes”. O programa completo  da iniciativa está disponível no facebook do evento.

- publicidade -