A Biblioteca Municipal do Cadaval e a Associação Gritos da Minha Dança lançaram recentemente o Prémio Literário Fernanda Botelho, iniciativa que pretende contribuir para a revelação de novos escritores na modalidade “conto”.
A entrega de trabalhos pode ser feita até ao dia 30 de Setembro. O Prémio Literário Fernanda Botelho destina-se a homenagear a escritora Fernanda Botelho (1926-2007), que viveu parte da sua vida na aldeia da Vermelha (Cadaval) e cuja obra literária é reconhecida a nível nacional. Foi nesta localidade que a autora escreveu a obra “As Contadoras de Histórias” e iniciou a escrita do seu último livro “Gritos da Minha Dança”.
O prémio decorre de uma parceria entre a Biblioteca do Cadaval e a Associação Gritos da Minha Dança, entidade que tomou o nome do derradeiro trabalho de Fernanda Botelho. Trata-se da associação detentora do acervo da escritora e que pretende encetar a criação de uma casa-museu em sua homenagem, na Vermelha.
O concurso literário cadavalense, lançado por ocasião do Dia Mundial do Livro, das Bibliotecas e dos Direitos de Autor (23 de Abril), pretende fazer jus à obra da autora, e também contribuir para a revelação de novos escritores, abordando a modalidade “conto” nesta primeira edição.
Do júri fazem parte Daniel Sampaio, reconhecido psiquiatra e amigo da família, Inês Fonseca Santos, jornalista, João Paulo Cotrim, director da Editora Abysmo, Fernanda Branco, professora aposentada e estudiosa da obra de Fernanda Botelho, e Isabel Pereira, docente também reformada e escritora cadavalense.
Fernanda Botelho, natural do Porto, estudou Filologia Clássica na Universidade de Lisboa e estreou-se, em 1951, com o livro de poesia “Coordenadas Líricas”. Foi, com David Mourão-Ferreira, António Manuel Couto Viana e Luís Macedo, co-fundadora da revista literária Távola Redonda, vencendo galardões como o Prémio Camilo Castelo Branco, em 1961, com a obra “A gata e a fábula” ou o Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores – Romance e Novela, com “As Contadoras de Histórias”, em 1998.
As normas de participação neste prémio estão disponíveis no site da Câmara Municipal do Cadaval, em www.cm-cadaval.pt.































