Bordalianos do Brasil viajaram para Madrid

0
590

As 20 peças do projecto “Bordallianos do Brasil”, uma iniciativa de diálogo artístico que envolveu 20 artistas brasileiros, podem ser apreciadas até ao dia 30 de Março, no Museu de Artes Decorativas de Madrid. As peças integram a  exposição “Art Design – Diálogo entre duas épocas”.
Segundo Nuno Barra, director de Marketing da Vista Alegre Atlantis/Bordallo Pinheiro, esta exposição deverá ser uma das mais visitadas em Madrid pois decorre em simultâneo com os eventos artísticos da ARCO, a feira de artes madrilena.
Este responsável contou que ainda foi equacionada a hipótese da marca caldense participar com um espaço próprio nesta Feira de Arte com as peças dos 20 bordallianos do Brasil e dos sete bordallianos portugueses, mas depois a empresa optou por marcar presença na exposição do Museu das Artes Decorativas da capital espanhola.
“Art Design – Diálogo entre duas épocas” estabelece um ponte entre a louça decorativa da marca de faianças portuguesa e as vozes dos artistas contemporâneos brasileiros que foram convidados a reinventá-la e ainda com 16 peças da colecção de cerâmica do século XVIII do próprio museu madrileno.
Em declarações à Gazeta das Caldas, Nuno Barra contou que a Bordallo tem neste momento vários convites para expôr em Portugal e no estrangeiro e “deverá optar pelos Estados Unidos e Inglaterra”. Por terra lusas, a exposição dos Bordalianos Brasileiros, –  que foi inaugurada em Outubro último na Gulbenkian – deverá ser também apresentada em Viseu e novamente na região da Grande Lisboa.
Estas peças que se encontram à venda no Brasil e em Portugal têm até ao momento obtido maior sucesso comercial do outro lado do Atlântico. Segundo Nuno Barra as peças em Portugal têm-se vendido a um ritmo “mais lento”. Quem as quiser apreciar ou adquirir em Portugal poderá fazê-lo nas 27 lojas da Vista Alegre em Portugal. No Brasil, as obras “estão nas melhores galerias de São Paulo e do Rio de Janeiro”, acrescentou.
A Bordallo marca também presença na Feira do Ambiente de Frankfurt, o maior certamente de mundo nos produtos para a casa e decoração, que decorre até ao dia 19 de Fevereiro. No stand estão presentes as obras feitas por artistas brasileiros e também pelos sete autores portugueses que criaram peças contemporâneas para assinalar os 125 anos da Fábrica.
Com esta presença, a marca procura vender as suas propostas “dado que é uma feira internacional e confluem ali pessoas do mundo inteiro a quem são mostradas as peças, originando assim vendas”. Além do mais a Bordallo reforça o posicionamento da marca de prestigio internacional pois “está no espaço das melhores marcas internacionais de cerâmica, o que faz dela parte da elite da cerâmica mundial”, afirmou à Gazeta, Nuno Barra. Para o director de marketing da Vista Alegre Atlantis/Bordallo Pinheiro é “fundamental para a Bordallo estar presente neste certame”.

Isabel Castanheira vai lançar livro com as crónicas de Bordalo Pinheiro publicadas na Gazeta
A livreira Isabel Castanheira, colaboradora da Gazeta das Caldas, semanário que tem acolhido as suas crónicas referentes à presença de Bordalo Pinheiro nas Caldas da Rainha, vai publicá-las até ao final deste ano.
O lançamento do livro está previsto para o último trimestre de 2014 e será editado pela Arranha-Céus estando, segundo a autora, o design gráfico da obra a cargo de um caldense.
”Agrada-me a ideia de editar as crónicas no ano em que se comemoram os 130 anos da fundação da Fábrica de Bordalo nas Caldas da Rainha”, rematou a autora que quer que o lançamento deste seu trabalho de pesquisa seja feito nas Caldas.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt

- publicidade -