Os bordados das Caldas, de Óbidos e as Rendas de Bilros de Peniche vão estar em destaque nos dias 12, 13 e 14 de Setembro, nas Caldas da Rainha numa iniciativa que reúne entidades nacionais e internacionais. Trata-se de um evento designado Bordados e Rendas no Oeste Litoral Português e é composto por exposições e um conjunto de colóquios.
A ideia base desta iniciativa é a comparação dos dois modos de trabalhar: o Ponto Umbro, de Sorbello ou Português, da Marquesa Romeyne Ranieri de Sorbello, e o Bordado das Caldas ou da Rainha D. Leonor.
Os colóquios realizam-se na tarde de 12 de Setembro, no Museu de Ciclismo, após a inauguração da exposição de trabalhos com os diferentes bordados, às 15h00.
As artes aplicadas e o associativismo, as Rendas de Peniche e os Bordados de Óbidos serão temas dos colóquios que integram o programa deste encontro cultural transnacional dedicado à história e à arte. Nos dias 13 e 14 estará patente uma exposição e venda de Bordados das Caldas, Rendas de Peniche e Bordados de Óbidos no espaço do Céu de Vidro.
Este encontro surge na sequência do trabalho e da colaboração entre as entidades caldenses ligadas aos bordados [das Caldas] e a especialista italiana em artes decorativas, Genoveffa Michela Porpora, directora da revista Cora. A busca pela explicação para a semelhança entre o “Punto Umbro, Sorbello, Portoguese” e os bordados das Caldas trouxeram às Caldas da Rainha no ano passado aquela que é autora de diversos livros e estudos sobre a história e a técnica de execução de diversos bordados italianos. Além dos motivos simétricos e geométricos de folhas, flores, cestos, ânforas, pássaros, coroas, os bordados das Caldas e o Punto Umbro, Sorbello, Portoguese têm também em comum a profusão de arabescos. Genoveffa Porpora tem algumas teorias sobre o assunto: “podem ter surgido da vinda de uma marquesa italiana às termas, ou então, de uma professora [daquela marquesa] de artes decorativas. Esta é uma das hipóteses. Só teremos a certeza quando encontrarmos documentos que o comprovem”, referiu a estudiosa, que na sua passagem pelas Caldas contactou com vários agentes culturais.
N.N.






























